IMPRENSA

lucia3
Lucia Costa Maia é a Diretora de Imprensa do SINTRACOM-BA

Lucia Maia é baiana, nascida na cidade de Rui Barbosa, é graduada em Filosofia, pós-graduada em Filosofia Contemporânea, é funcionária da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia.

Participa da diretoria do sindicato desde 1996, foi diretora de Formação Sindical e da Secretaria Geral do SINTRACOM-BA, tomou posse em 28 de dezembro de 2018.

Atualmente é Diretora de Imprensa do SINTRACOM-BA, na gestão de 28 de dezembro de 2022 até 2026.

Foi reconduzida ao cargo de Presidente da Federación Latino-americana y Caribenha de los Trabajadores y Trabajadoras de la Construcción, Madera y Materiales de la Construcción – FLEMACON, en 4º Congresso de la FLEMACON, en deciembre de 2022, en Santiago del Chile.

É também Diretora de Assuntos Internacionais da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira – FETRACOM-BA. É membro do Comitê de Mulheres da Unión Internacional de Sindicatos de Trabajadores de las Indústrias de la Construcción, la Madera, los Materiales de Construcción y Actividades Conexas – UITBB e desde 2011 foi eleita para presidente da Federação Latino-Americana da Construção, Madeira e Materiais para a Construção – FLEMACON.

lucia1
A sindicalista brasileira, Lúcia Maia, foi eleita presidente da Federação Latino-Americana da Construção, Madeira e Materiais para Construção (FLEMACON), na Conferência da entidade, realizada em Havana, Cuba, nos dias 3 e 4 de maio de 2011. Dirigentes sindicais de Cuba, Equador, Costa Rica, Chile, Colômbia, Galícia, Austrália, Síria, Inglaterra e Estados Unidos discutiram e deliberaram um plano de ações, com o objetivo de fortalecer e promover a FLEMACON, e construir a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras na América Latina e no mundo.

flemacon1
IV ESNA reúne lideranças sindicais da América Latina -De 25 a 28/08-2011, aconteceu em Manágua, na Nicarágua, o IV Encontro Sindical Nossa América (ESNA), com 337 delegados de mais de 130 organizações procedentes de 27 países. A presidente, Lúcia Maia, representou a FLEMACON e fez um discurso com críticas duras ao sistema capitalista e emocionado ao discorrer sobre as condições de vida a que são submetidos as crianças, os imigrantes e as mulheres.

flemacon2
A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, e o presidente da União Internacional dos Sindicatos de Trabalhadores da Construção Madeira e Materiais de Construção (UITBB), Antônio Lopes, participaram, de 15 a 18/06-2011, em Lima, do 25º Congresso Nacional da Federação de Trabalhadores da Construção Civil do Peru.

flemacon3
A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, defende transformar o dia 9 de agosto, em data estadual de combate aos acidentes do trabalho na construção (setembro-2011)
flemacon4
FLEMACON reúne lideranças da América Latina no Brasil em Seminário de Planejamento para as ações de 2011/2012

flemacon5
O Secretário da Federação Sindical Mundial, Regional América, Ramón Cardona, esteve no Brasil, onde participou do Fórum Social Mundial, no Rio Grande do Sul, e se reuniu no dia 4 de fevereiro na cidade de Salvador, estado da Bahia, com a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia (março 2012)

flemacon6
A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, participou da reunião da direção UITBB, de 14 a 17 de março, em Larnaca, no Chipre. Estavam presentes 35 delegados de 15 países, representando 20 sindicatos classistas dos setores da construção, madeira e materiais de construção, filiados à UITBB. (maio 2012)

flemacon7
FLEMACON reúne dirigentes sindicais e traça Plano de Ação, em Cuba A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, apresentou o relatório de atividades da Federação. ( Julho 2012)

flemacon8
No dia 23/11, a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, participou de evento promovido pela entidade, juntamente com a Federação e o Sindicato (FETRACOM-BA e SINTRACOM-BA). (fev 2013)

flemacon9
1º Encontro de Trabalhadoras da Construção e do Mobiliário da Contricom – A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, falou sobre o papel e a estrutura política da entidade. (jan-2013)

Em 19/04-2013, a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, participou de sessão especial realizada na Câmara Municipal de Salvador, Bahia, Brasil, em homenagem ao Dia dos Trabalhadores da Construção, feriado da categoria e uma conquista da luta classista do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA, garantida na Convenção Coletiva de Trabalho.

flemacon12
A presidente da FLEMACON participou do 15º Congresso SUNCA – Uruguai (agosto 2013)

flemacon13
Brasil: Sindicalistas da AL e Caribe participam de reunião da FLEMACON e de Sessão Especial em homenagem a Cuba – A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, defendeu o fechamento da prisão de Guantânamo, em Cuba, e a liberdade dos cinco cubanos. (novembro 2013)