Primeira Diretoria Classista do sindicato após “A Revolta dos Peões”

Primeira Diretoria logo após a "Revolta dos Peões" em 1990 com Washington José de Souza na presidencia.
Primeira Diretoria Classista logo após a “Revolta dos Peões” em 1990 com Washington José de Souza na presidência. Foto do Arquivo do SINTRACOM-BA

Todo esse trabalho levou a oposição sindical, a concorrer às eleições do sindicato, lançando a sua própria chapa para concorrer pela terceira vez a direção do sindicato, dessa vez, sob a liderança de Washington José de Souza.  A eleição foi realizada nos dias 30 e 31 de janeiro em 1º de fevereiro de 1990. Concorreram duas chapas : a primeira encabeçada por José Cândido Veloso (presidente em exercício) e a outra liderada por Washington José de Souza (oposição sindical classista).  Foi uma derrota vergonhosa para Veloso que teve apenas 47 votos e uma vitória espetacular para Washington José de Souza e a Oposição Classista, que ganharam o pleito com 991 votos. Entre os votos nulos e brancos somaram-se 22 votos.

O Programa de Lançamento da Chapa da Oposição Sindical Classista apresentava pontos importantes para o avanço na luta dos trabalhadores. Sobre o Patrimônio da categoria a diretoria propôs: 1) Ampliar a sede do Sindicato e zelar pela sua boa manutenção; 2) Realização de assembleias mensais para prestar contas à categoria sobre as finanças da entidade; 3) Funcionamento da parte administrativa do Sindicato das 7:00 às 20:00 horas e sábado pela manhã para atender a categoria; 4) Fazer uma rigorosa fiscalização nas contas do sindicato para punir Veloso e toda a sua diretoria pelos desmandos dos 30 anos dessa diretoria “pelega” no poder.

No dia 9 do mês de fevereiro de 1990, às 10 horas na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil da Cidade de Salvador, localizado a Rua Visconde de Ouro Preto, nº 18 – Barroquinha, teve início o Ato de Posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto a Federação e seus respectivos suplentes. Estiveram presentes o presidente do Sindicato José Cândido Veloso e sua diretoria, todos integrantes da chapa eleita e sob a presidência da Drª Maria Adna Aguiar do Nascimento, na qualidade de representante da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia e presidente da Comissão Eleitoral, foi empossada a nova diretoria do sindicato.

Esse ato histórico está registrado no Livro de Atas de Posse da Diretoria e que o pleito foi realizado nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro do corrente ano, tendo a chapa eleita a seguinte composição da Diretoria Efetiva: Washington José de Souza, Alci Alves do Nascimento, Raimundo Ferreira Brito, Carlos Alberto D. dos Santos, Carlos Gilson Cosme. Suplentes: Eliomário Brito Ramos, Benedito da Silva, Pedro Souza Estrela, Firmino Leão, Maria de Lourdes dos S. Gonzaga. Conselho Fiscal Efetivos: Joaquim M. de Souza, Arnaldo M. Euzébio, Edmundo G. Ferreira. Suplentes do Conselho: José Elesbão F. Nunes, Reinaldo P. Flores, Florisvaldo Bispo dos Santos. Delegados representantes junto a Federação: Amando de Jesus e Ildefonso G. dos Santos. Suplentes: Edvaldo Coutinho Alves e Joel dos S. Mesquita, cujos mandatos passam a ser contados nesta data, devendo terminar em 9 de fevereiro de 1993.

Por F.Barreto

Fonte: