28 de abril – “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”

28deabril 1
Ato em frente ao Ed. Duarte da Costa – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

O dia 28 de abril é comemorado em vários países, como o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.  A data foi escolhida por iniciativa do movimento sindical (sindicatos, federações e confederações) no Canadá, em razão do acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT desde 2003, consagra a data como forma de reflexão,  a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil desde maio de 2005, o dia 28 reconhecido e a Lei nº 11.121, foi sancionada pelo Presidente da República.

28deabril 2
Ato em frente ao Ed. Duarte da Costa no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – 28-04-2016

Todos os anos o SINTRACOM-BA, realiza atos em memória das vítimas de acidente de trabalho da construção civil. Nesse ano de 2016, logo no inicio da manhã, das 08:30 h às 11:00 h, haverá um ato em frente ao Edifício Duarte da Costa, na Avenida Paulo VI – Pituba. Esse foi o local onde nove trabalhadores: Antônio Reis do Carmo (armador), Antônio Elias da Silva (carpinteiro), Antônio Luis Alves dos Reis (carpinteiro), Hélio Sampaio (pedreiro), José Roque dos Santos (pedreiro), Jairo de Almeida Correia (ajudante prático), Lourival Ferreira (armador), Martinho Fernandes dos Santos(carpinteiro) e Manuel Bispo Pereira (ajudante prático)  contratados pela Construtora Segura, morreram num grave acidente de trabalho, por negligência da empresa e descumprimento das normas de segurança do trabalho. Durante à tarde a partir das 13:30 h haverá uma Audiência Pública na Biblioteca Central, Auditório Kátia Mattoso, nos Barris, com encerramento às 17:00 horas.

28deabril 4
Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – 28-04-2016 ato em frente ao Ed. Duarte da Costa, local onde 9 trabalhadores morreram em agosto de 2011.

É importante ressaltar, o trabalho de conscientização e prevenção que o SINTRACOM vem realizando nos canteiros de obras, especialmente a partir da campanha “Um passo pela vida – Xô acidentes de trabalho”, com realização de vários seminários, divulgação de cartilha sobre a prevenção de acidentes de trabalho, o acompanhamento de todas as CIPAs e o “DDS – Diálogos Diários de Segurança”, que o sindicato vem inovando, transformando essas reuniões em discussões sobre a prevenção de acidentes de trabalho, com a participação dos trabalhadores, dos diretores e do técnico de segurança do sindicato, além da participação dos técnicos  e engenheiros das empresas.

Todo esse trabalho começa a apresentar resultados positivos, tanto que, em 2015 não houve nenhum óbito por acidente de trabalho. De acordo com as estatísticas da Diretoria de Assuntos de Saúde do Trabalhador, esse fato deve ser comemorado. Contudo, ainda ocorreram 78 acidentes por descuido nas normas de segurança e lamentavelmente, alguns desses acidentes causaram sequelas. Dessa forma, foram registrados 15(quinze) acidentes por queda, 04(quatro) por materiais elétricos, 03(três) por soterramento, 02(dois) por veículos e 54(cinquenta e quatro) foram causados por diversos motivos e tipos de materiais.

Por: F.Barreto

Fatima Barreto