Construção e transporte são as áreas com mais acidentes, em MS

Funcionários do transporte rodoviário, construção civil e trabalho rural são as principais vítimas de acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

De acordo com o Sinan, entre 2006 e setembro de 2015 foram registrados mais de 9 mil acidentes de trabalho no Estado. Hoje, segundo calendário do Ministério da Saúde, celebra-se o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Especialista em saúde do trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudia Santini Figueiredo, explica que o número de notificações aumentou drasticamente nos últimos anos, no entanto, isso não significou aumento no número de acidentes.

“O número de acidentes é grande, mas sempre foi. O que mudou, na verdade, foi a sensibilização dos profissionais em saúde. Por meio das capacitações, feitas para esses profissionais, as notificações corretas começaram a ser feitas”, disse Claudia.

Para diminuir ainda mais o número de acidentes, medidas preventivas devem ser tomadas, como maior investimento em saúde e segurança no trabalho, mais capacitação para trabalhadores e fiscalização mais eficiente, com punições mais rígidas às empresas que não cumprirem normas de segurança.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontam que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes e adoecimentos, com quase 700 mil ocorrências por ano, em consequência do trabalho.

Fonte: Correio do Estado (MS)

 

Clipping: Ajdaric


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia