Continua o impasse nas elétricas: Patrões não atendem à pauta da categoria

banner-eletricasOntem, dia 6 de outubro, o SINTRACOM-BA participou de mais uma reunião de negociação com os patrões das empresas prestadoras de serviços de energia elétrica (Coelba). O impasse continua.

Os patrões propõem 7% de reajuste retroativo a setembro/2016, aplicados sobre os pisos salariais reajustados pela última CCT (setembro/2015). O complemento para a inflação do período (9,62%) os patrões propõem pagar em março/2017, sobre os salários de setembro/2015.

Os resíduos para as equiparações previstas na última CCT, a bancada patronal propõe que sejam parcelados em cinco vezes, com a primeira parcela em março/2017 e as demais a cada ano.

As demais cláusulas econômicas serão reajustadas pela inflação do período, sendo 7% em setembro/2016 e o complemento em março/2017.

A bancada dos trabalhadores (as), representada pelo SINTRACOM-BA, SINTRACOM-VC, SINTRILHEUS, SINDIOESTE, SINTRACOM-ITABUNA, STICCMFS, SITTICOM, SINDRIO e FETRACOM-BASE reafirmou as reivindicações contidas na pauta da categoria e vai discutir a proposta apresentada pelo patronato.

A próxima reunião está marcada para o dia 14 de outubro, das 9h às 12h, na sede do sindicato patronal SINDUSCON-BA, na Pituba.

Neste momento é fundamental que os trabalhadores (as) fortaleçam a luta e participem das atividades da Campanha Salarial das Elétricas 2016 /2017, nos debates com os colegas dos canteiros, nas assembleias e mobilizações. Só com a luta vamos pressionar os empresários, para conseguir um bom reajuste salarial e outras melhorias.

A data-base da categoria é 1°/09 e as reuniões de negociação estão sendo realizadas obedecendo ao seguinte calendário: 30/08; 09/09, 19/09, 26/09, 06/10 e 14/10.

campanha-salarial

Reivindicações

Reajuste salarial de 12%; ticket alimentação no valor de R$ 20 por dia trabalhado; desconto de alimentação de no máximo de 1%; cesta básica R$ 165 para os assíduos e de R$ 90 para quem tem até duas faltas sem justificativa (exceto por acidente de trabalho); café da manhã “in natura” ou com a opção de pagamento mensal no valor de R$ 75, dentre outras.

Estão em negociação as seguintes Cláusulas:

Pisos Normativos; Recomposição Salarial para os demais empregados; Alimentação; Cesta Básica; Auxílio para assistência a filho excepcional; Aviso Prévio; Atestados Médicos; Sistema de compensação de horas; Contribuição assistencial das empresas; Contribuição assistencial dos empregados; Regime de Turnos ininterruptos de revesamento; Multa por descumprimento; PPR – Programa de Participação nos Resultados; Plano de Saúde Básico e Paritário.

As demais Cláusulas permanecerão inalteradas.

Publicado por: Iven Vitoriano (estagiária de Jornalismo)
Atualizado em 07/10 por: Mery Bahia (Assessora de Imprensa)

2 votos, 4.5 avg. rating