O mês mudou, a cor também mudou, mas a luta contra o câncer continua. A conscientização, a prevenção e o combate ao câncer de próstata é o tema da campanha Novembro Azul realizada por diversas entidades no mês de novembro.
O objetivo é a conscientização da sociedade, principalmente do homem, sobre a importância da prevenção ao Câncer de Próstata, já que 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e tem preconceito quanto aos exames necessários à prevenção do câncer de próstata. Pesquisa realizada em maio/2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, com 5 mil homens, revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar a doença.
A descoberta da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos. Em casos de fatores de risco, como obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.
No Brasil, o câncer de próstata atinge cerca de 60 mil homens, anualmente, levando a óbito mais de 10 mil.
Todos juntos com o SINTRACOM-BA na luta contra o câncer de próstata!