9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

Maurício Passos de Melo, auditor fiscal e chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRT e Arilson Ferreira, diretor do SINTRACOM-BA.

Uma data para refletirmos sobre a importância da saúde e segurança do trabalho: 9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Há dez anos, em 9 de agosto de 2011, perdemos nove companheiros operários da construção, que morreram num acidente de trabalho, na queda de um elevador a cabo, obra da empresa Segura. A tragédia repercutiu no Brasil e no mundo.

A data foi instituída no calendário oficial de eventos do município de Salvador, através da Lei nº 9.064/2016, resultado da luta do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE, para marcar e não deixar esquecer o acidente ocorrido no mesmo dia, em 2011, na queda de elevador a cabo, do 25º andar, do prédio em construção, Edifício Empresarial Duarte da Costa, na região do Iguatemi, que provocou a morte de nove operários, os companheiros:

Antonio Reis do Carmo, 62, Antonio Elias da Silva, 57, Antonio Luís Alves Reis, 55, Hélio Sampaio, 51, José Roque dos Santos, 43, Jairo de Almeida Correia, 47, Lourival Ferreira, 68,  Manuel Bispo Pereira, 40, e Martinho Fernandes dos Santos, 50.

Presentes para sempre em nossa memória!

Para homenagear a memória de nossos companheiros, no dia 10/08, o SINTRACOM-BA vai promover atividade presencial num canteiro de obra da Construtora Segura (Itaigara) e participa de dois atos virtuais:

Acesso: Link Web 11 de agosto, 14h: encurtador.com.br/chN25

Dia 11/08, das 14 às 16 horas, promovido pelo Forumat e mediação do MPT, sobre a “Revisão das Normas Regulamentadoras: Modernização ou Retrocesso?”;

Dia 12/08, das 10 às 12 horas, tem Sessão Especial na Câmara de Vereadores, em menção à data, convocada pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB). Será transmitida pela TV Câmara.

Acompanhe a programação:

DIA 11 DE AGOSTO DE 2021 – quarta-feira

Revisão das Normas Regulamentadoras: Modernização ou Retrocesso?
MEDIADOR – MPT

EXPOSIÇÕES:
SRT/BA – 20 minutos (contextualização – histórico – grupos constituídos – NR já revisadas e em revisão, cronograma atualizado)
Mário Diniz – ITD – 20 minutos (análise critica dos potenciais impactos, positivos e negativos da revisão – perspectivas e desafios)
Arilson Ferreira – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA) – 20 minutos (percepção dos trabalhadores: avaliação das perdas de direitos, perspectivas e desafios).

DEBATE – 60 minutos
Tempo total de apresentações: 60 minutos = 1h
Tempo de debate: 60 min
Total do evento: 2h

DIA 12 DE AGOSTO DE 2021 – quinta-feira

Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador, em menção ao Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, 9 de Agosto
Transmissão pela TV Câmara

MESA DE ABERTURA
Composição: Câmara Municipal (Vereador Augusto Vasconcelos), Forumat (Setre, MPT e representação de trabalhadores) – 5 minutos de fala para cada um (total de 20 minutos)

CONTEXTO PARA A ABERTURA:

Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho;
Precarização das condições de trabalho – cumprimento das medidas de prevenção nos ambientes de trabalho e proteção da saúde dos trabalhadores;
Condições de trabalho propiciando AT – home Office, aplicativos e novas formas de trabalho;
Urgência em evitar os acidentes;
Participação e atuação dos diferentes atores.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
MEDIADOR: Augusto Vasconcelos

EXPOSIÇÕES:
– AMATRA – 30 minutos (Juíza Adriana Manta, Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA, vai indicar quem vai falar) – a contribuição da Justiça na prevenção de AT – Cerest Salvador – 30 minutos (Tiza Mendes) – Acidentes de trabalho como problema de saúde pública; impactos na morbimortalidade da saúde dos trabalhadores; custos sociais; lacunas na prevenção – sub-registros e falta de dados e informações; precarização nas condições de trabalho – cumprimento das medidas de prevenção nos ambientes de trabalho e proteção da saúde dos trabalhadores)

Abertura – 20 min
Apresentações – 1h