Atividades do Sintracom mobilizam trabalhadores (as) no Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais

Augusto Vasconcelos, Lucia Maia, Mario Diniz, Alice Portugal, Rosa Souza, Maurício Melo, Alice Portugal e Raimundo Brito

A Lei nº 9.064/2016, de Salvador, conquista da luta dos trabalhadores (as) com o Sintracom-BA, instituiu o 9 de agosto como o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.

Para marcar a data, o Sintracom-BA realiza atividades com a participação de trabalhadores (as) de duas empresas, junto com o Forumat, Fetracom-BASE, Dieese, CTB, Contricom, Flemacon, UITBB e FSM.

Dia 09/08, terça-feira, das 7h às 08:30h, na empresa Floripark, prestadora de serviços de energia elétrica à Coelba, nas Granjas Rurais Presidente Vargas;

Dia 10/08, quarta-feira, das 7h às 08:30h, na empresa MD, obra Orquidário, no Parque Bela Vista.

Nesta terça-feira, dia 09/08, participaram do ato conjunto com os trabalhadores (as), a diretoria do Sintracom-BA, o Superintendente da SRTE Mauricio Melo, o diretor de Saúde e Segurança Arilson Ferreira, a diretora de Mulheres da Fetracom-Base Ednalva Bispo, a presidenta da Flemacon Lucia Maia, a presidenta da CTB Bahia Rosa Souza, Forumat, o diretor do Sintracom e da UITBB Raimundo Brito, os parlamentares do PCdoB, deputada federal Alice Portugal, deputada estadual Olívia Santana, o vereador de Salvador-Bahia Augusto Vasconcelos, auditor fiscal do trabalho Mário Diniz, FSM, Amatra, TRT, Ministério do Trabalho, dentre outros.

Nos discursos os participantes destacaram a luta para que os trabalhadores (as) tenham garantida a proteção, segurança e saúde no ambiente do trabalho.

A presidenta da Flemacon, Lucia Maia, convocou os presentes a dar um “cartão vermelho” para as empresas que promovem a precarização nas relações de trabalho.

A data lembra o acidente de trabalho que provocou a morte de nove operários da construção, ocorrido no início da manhã do dia 9 de agosto de 2011, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar de um prédio que estava erguido pela Construtora Segura.

As vítimas foram os trabalhadores Antonio Elias da Silva, Antonio Reis do Carmo, Antonio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos. Presentes para sempre em nossa memória!

Antes da tragédia, no dia 12 de julho de 2011, o SINTRACOM-BA já havia lançado a campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção”, alertando para os riscos de acidentes nos canteiros de obras.

Fotos do dia 09/08/2022 👇🏼

Diretores do Sintracom-BA
Presidenta da Flemacon Lucia Maiana
Deputada federal Alice Portugal