Mais de 83% acordos superaram a inflação

Após muita pressão do movimento sindical, a maioria dos brasileiros volta a fechar acordos com reajuste salarial acima da inflação. Um panorama positivo para o país. O cenário começou a mudar no início de 2023, com o governo
Lula e a retomada da política de valorização do salário mínimo.

Desde então, os índices de categorias com aumento real cresceram mês após mês, atingindo 83% em dezembro, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). No acumulado do ano, 77% das negociações tiveram ganhos acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

A análise por setor econômico mostra que a indústria foi o destaque, com 82,2% dos reajustes acima da inflação, seguida pelo segmento de serviços (79%) e comércio (56,4%). A tendência também se reflete em aumento na variação real média dos reajustes, em 1,52%.

A análise por região revela variação no índice de categorias que garantiram aumento real – 70,9% no Nordeste e
81,2% no Sudeste. Os reajustes abaixo do INPC ficam entre 1,6% no Sul e 10,7% no Norte.

Em termos de valores, o estudo revela que, em 2023, o valor médio dos pisos salariais foi de R$ 1.651,57.

Fonte: Jornal Digital Classista CTB.