Acidente de trabalho: Depois de quase oito horas foi resgatado operário soterrado em obra da MRV / Gomes Gomes Construções

Desde cerca de 11h30 de hoje, 1º/07, o SINTRACOM-BA acompanhou o resgate dramático do trabalhador Valdison Araújo da Hora, 54 anos, vítima de acidente de trabalho, quando fazia a instalação de uma manilha numa valeta, na Av. Gal Costa, em Salvador, e ocorreu um desmoronamento de terras e escombros, deixando-o parcialmente soterrado.

O trabalhador ficou com as pernas e parte do abdômen presos até às 19h15, quando com o acompanhamento de profissionais do Corpo de Bombeiros e SAMU foi, enfim, içado com a ajuda de uma escavadeira. Ele é contratado da empresa GomesGomes Construções, empreiteira contratada pela MRV.

O presidente do SINTRACOM-BA de Carlos Silva, declarou que “geralmente, as empresas atentam mais para a proteção individual e deixam a desejar na questão das ações de proteção coletivas, motivo da maioria dos acidentes de trabalho no setor da construção civil. Esse é um exemplo: faltou escoramento na área em que o operário estava trabalhando”.

O SINTRACOM-BA se solidariza com o trabalhador e seus familiares, e vai acompanhar a ocorrência. O diretor Raimundo Brito informou que O Sindicato também solicitará à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE) o agendamento de uma reunião com a MRV, para cobrar à empresa o cumprimento das regras de prevenção, segurança e saúde, a fim de evitar riscos de acidentes no trabalho.

Desde 2011, o SINTRACOM-BA leva aos canteiros de obras, e às empresas prestadoras de serviços de água e saneamento básico (Embasa) e de energia elétrica (Coelba) a campanha “Um Passo Pela Vida, Xô Acidentes de Trabalho, por Ações Coletivas Já!“. O objetivo é conscientizar trabalhadores (as) e empresas sobre a importância de priorizar e garantir a saúde e a vida no meio ambiente do trabalho.

A empresa MRV emitiu uma a nota para a Imprensa, confirmando que é responsável pela obra: “Sobre o incidente ocorrido na manhã de hoje, dia 01, a empresa informa que contratou um fornecedor especializado em esgotamento sanitário para fazer a ligação entre o empreendimento e o ponto de coleta da concessionária”. E lamentou o ocorrido.