Queremos justiça e punição dos culpados pelo assassinato do trabalhador Welson

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – Sintracom-BA, a Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe – Fetracom-BASE e a Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção – FLEMACON manifestam publicamente a mais profunda solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho e total repúdio à forma com que as autoridades de Segurança Pública da Bahia estão tratando o assassinato do trabalhador do Consórcio Bel Cabula, prestador de serviço à Embasa, Welson Figueiredo Macedo, 29 anos, com tiros pelas costas pela Polícia Militar, por volta das 19 horas do dia 09/07, quando se encontrava em sua moto, vestido com o uniforme da empresa onde trabalhava desde 2020 e exercia a função de operador de equipamento leve, depois de ter deixado um colega de trabalho no bairro de Castelo Branco e se dirigia para sua casa, no bairro de Cajazeiras.

É mais um jovem trabalhador, negro e morador da periferia que, após ser morto pela polícia, está sendo tratado como bandido, acusado de suspeito de assalto, de portar arma e munição e que entra para as estatísticas que, segundo o Anuário de Segurança Pública, em 2022, a Bahia foi o estado brasileiro com maior índice de mortes por policiais, responsável por 22,77% da letalidade policial do país, que acumulou em 2023 o total de 1701 mortes causadas por agentes policiais, 15% a mais que 2022, no país em que 76,9% das vítimas de ações policiais são negras, 91,4% são homens e 50,2% têm entre 12 e 29 anos.

Não podemos nos calar diante de tamanha injúria e injustiça. Um jovem trabalhador, inocente, além de perder a vida, não pode ter sua memória tratada como se fosse um bandido, um marginal. Não podemos ser, amanhã, a próxima vítima.

O governador Jerônimo Rodrigues precisa tomar uma atitude firme contra essa prática policial, que mata inocentes e depois fabrica uma situação de confronto, fazendo com que a dor da família seja dobrada, pois, além de sofrer e chorar pela perda trágica de seu ente querido, ainda tem que desmascarar o discurso falacioso dos que são os responsáveis pela sua morte e deveriam ser rigorosamente investigados, punidos e afastados da função pública.

Em pleno século 21, é inadmissível a abordagem policial desumana e violenta, por parte dos que devem cuidar da segurança pública, protegendo as comunidades e a sociedade.

É fundamental que sejam tomadas providências pelo governo, com treinamento contínuo, atualização e capacitação das forças policiais. É necessário e urgente adotar o uso de câmeras nos fardamentos e viaturas policiais, para possibilitar a transparência dos fatos e a reconstrução da confiança entre a sociedade e as forças de segurança.

Salvador, 10 de julho de 2024.

CARLOS SILVA DE JESUS
Presidente do SINTRACOM-BA