DDS na Bel Cabula / Embasa lembra o trabalhador Welson

A manhã desta quarta-feira, 24/07, foi marcada por um misto de emoções e sentimentos de dor, pesar, choros e também de união e luta.

A diretoria do SINTRACOM-BA participou do DDS com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Bel Cabula, prestadora de serviços à Embasa, no bairro de Massaranduba.

A Bel Cabula era onde trabalhava Welson Figueiredo Macedo, 29 anos, assassinado com um tiro nas costas, pela Polícia Militar, por volta das 19 horas do dia 09/07, quando  saiu do serviço e se encontrava em sua moto, vestido com o uniforme da empresa, onde era contratado desde 2020 e exercia a função de operador de equipamento leve, depois de deixar um colega de trabalho no bairro de Castelo Branco e se dirigia para sua casa, no bairro de Cajazeiras, onde residia com sua família.

Estavam presentes o presidente Carlos Silva, os diretores Florisvaldo Bispo, Nilton Luz, Raileucio Oliveira, Airaldo Azevedo, Raimundo Basílio e Valdomiro Bonfim. E também o vereador Augusto Vasconcelos.

É difícil lembrar, porque dói. Mas, nós vamos lembrar todos os dias, para que o assassinato de um jovem trabalhador, negro e morador da periferia por policiais não caia no esquecimento. Para que a justiça seja feita, o caso seja investigado com rigor e os culpados sejam punidos.

O presidente Carlos Silva ressaltou:

“É mais um jovem trabalhador, negro e morador da periferia que, após ser morto pela polícia, está sendo tratado como bandido, acusado de suspeito de assalto, de portar arma e munição. Não podemos nos calar diante de tamanha injúria e injustiça. Um jovem trabalhador, inocente, além de perder a vida, não pode ter sua memória tratada como se fosse um bandido, um marginal”.

Augusto Vasconcelos esclareceu:

Augusto Vasconcelos, que além de vereador é advogado, esclareceu sobre as questões jurídicas que envolvem o caso de Welson. Falou sobre os direitos dos trabalhadores (as), a história de lutas do SINTRACOM-BA, a resistência contra a ditadura militar que perseguia e sumia com quem lutava em defesa da democracia.

Importância do Sindicato

Lembrou a importância do Sindicato para que os trabalhadores conquistassem direitos que não tinham antes e hoje têm, como jornada de 8 horas, vale transporte, férias, 13º salário, hora extra etc. Inclusive direitos conquistados na luta do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE: café da manhã, almoço, cesta básica, dentre tantos outros.

Solidariedade dos companheiros (as)

Trabalhadores (as) da Bel Cabula e de outras empresas, que foram ao ato se solidarizar com os colegas de trabalho e familiares de Welson, e diretores do SINTRACOM-BA falaram, deram as mãos, silenciaram e também oraram. Ele era um colega e amigo muito querido.

A luta continua!

A luta continua, companheiros (as)! E o SINTRACOM-BA está na luta para garantir os direitos e também para que a dignidade dos trabalhadores (as) seja respeitada.

Justiça para Welson e punição dos culpados!

Veja os vídeos:

Mais no Instagram @Sintracomba: