Jaguarari: SINTRACOM-BA cobra soluções de problemas na Cerâmica Bananeira

Na manhã desta quarta-feira, dia 21/08, diretores do SINTRACOM-BA visitaram a Cerâmica Bananeira, no município de Jaguarari, distribuíram o Jornal do Sindicato com informações específicas para a categoria e fizeram o atendimento aos trabalhadores (as).

Os trabalhadores falaram sobre algumas questões que precisam ser resolvidas, como a melhoria da cesta básica e a insalubridade. Na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria há duas opções para a cesta básica: em dinheiro e “in natura”.

Os trabalhadores preferem receber a cesta “in natura”, que é mais vantajosa, porque vem com todos os produtos listados na Convenção Coletiva de Trabalho. Porém, os patrões estão pagando em dinheiro e o valor não dá pra comprar todos os itens descritos na CCT.

Tem também a situação dos enfornadores, desenfornadores e foguistas. Desde as 4 horas da manhã, os operários começam a trabalhar e precisam entram no forno, para retirar as peças que ficaram queimando, e o forno ainda está muito quente. Mas, a empresa não paga a insalubridade aos trabalhadores.

Além disso, os fornos estão em péssimas condições, com a estrutura comprometida com rachaduras e trincas, e precisam ser consertados. Isso é um risco de acidente de trabalho para os emoregados.

Os diretores conversaram com a dona da empresa, mas não foi apresentada nenhuma perspectiva para resolver essas questões. Se os problemas não forem solucionados, o SINTRACOM-BA deverá encaminhar o caso para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e solicitar uma fiscalização, informou o diretor Raimundo Brito.

Visitaram a Cerâmica Bananeira, representando o SINTRACOM-BA, os diretores Raimundo Brito, Edson Ataíde e também André, de Senhor do Bonfim.