Vitória da luta: SINTRACOM-BA cobrou e Concretomixx já está fornecendo café da manhã e almoço aos trabalhadores (as)

Foi vitoriosa a luta dos trabalhadores (as), que paralisaram as atividades com o apoio do SINTRACOM-BA, e a Concretomixx já está fornecendo o café da manhã e o almoço, no canteiro de obras do Governo do Estado, de construção da Unidade Escolar de Tempo Integral, no município de Ituaçu, no Sudoeste do estado, região da Serra Geral.

O diretor Marcos César informou que está marcada uma reunião com a representantes da Concretomixx, na próxima quarta-feira, dia 25/09, na sede do SINTRACOM-BA, em Salvador, para definir um acordo e solucionar as pendências, dentre essas o fornecimento de cesta básica, transporte, construção de refeitório e área de vivência, armários para os trabalhadores (as) guardarem seus pertences, pagamento do piso salarial da categoria e assinatura das carteiras de trabalho. Todos esses direitos são determinados pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que é assinada conjuntamente pelos representantes dos trabalhadores (as) SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE e pela entidade patronal. Sinduscon.

A mobilização dos trabalhadores (as) aconteceu depois que diretores do SINTRACOM-BA visitaram a obra, cobraram a solução de diversas irregularidades e foram ameaçados pelo mestre de obra, de prenome Renato, que chegou a puxar uma faca.

Os diretores retornaram à obra nesta quinta-feira, 19/09, para falar com os trabalhadores (as) sobre rumos das negociações. O diretor Nilton Luz informou que o dono da empresa, Moacir, se comprometeu em assinar imediatamente a carteira de trabalho dos empregados, retirar o contrato por obra certa e substituir pelo contrato por tempo indeterminado.

Informou também que, na reunião, será elaborada uma ata, assinada pelas partes. É um documento que vai garantir o cumprimento do acordo e, em caso de descumprimento, pode servir como contraprova, para uma ação coletiva ou individual.

Nilton Luz falou também que “o dono pediu desculpas a todos os trabalhadores (as) e ao Sindicato, pelo modo que o Renato tratou a gente e trata vocês”. Disse que isso não era postura para ele agir da forma que agiu e puxou o canivete.

O diretor Nilton Luz ressaltou que, para todo tipo de situação,  tem uma reação: “Se a gente fosse pessoas de outro nível, poderia ter acontecido uma morte aqui. Então, que isso sirva de exemplo”.

E mandou um recado para o mestre de obras Renato: “Isso não é postura de um mestre de obra, dar esse tipo de tratamento a um dirigente sindical”. E também para a Concretomixx: “Cabe à empresa também reagir com essa questão, desse tipo de tratamento dele (do mestre de obra)”.

Nilton Luz reafirmou que a empresa, através de Moacir, que é o dono, está garantindo todos os direitos para os trabalhadores (as), inclusive os retroativos.”Se a empresa não pagar, pode ter outra paralisação ou ação coletiva. E vai haver uma fiscalização pesada aqui”, disse.

E avisou aos trabalhadores (as), que amanhã, 20/09, vai ter o café da manhã e (os diretores) “vamos almoçar aqui com vocês”.

Lembrou que qualquer denúncia de irregularidades e desrespeito aos direitos dos trabalhadores (as) deve ser feita ao SINTRACOM-BA, não é necessário o trabalhador se identificar.

Veja no vídeo o diretor do SINTRACOM-BA falando com os trabalhadores (as):