Roda de Conversa da CTB foi realizada no auditório do SINTRACOM-BA: “Precisamos falar com os Homens! Uma jornada por Igualdade de Gênero”

Na tarde da sexta-feira, 06/12, o SINTRACOM-BA recebeu em seu auditório a Roda de Conversa, promovida pela Secretaria e Coletivo de Mulheres da CTB Bahia: “Precisamos falar com os Homens! Uma jornada por Igualdade de Gênero”.

A secretária de Mulheres da CTB Bahia, Flora Lassance, coordenou os trabalhos, que teve a participação de dirigentes sindicais de diversas entidades, homens e mulheres.

A economista do Dieese, Ludmila Pedroso, falou sobre a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, onde os homens ganham os maiores salários e as mulheres os menores, principalmente as mulheres negras.

A ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Naira Gomes, ressaltou que há muitos casos de mulheres que buscam o apoio jurídico da DPE para buscar a pensão alimentícia de seus filhos, que é negada por muitos homens. Falou também sobre a jornada dupla e o assédio sexual e moral que vitimam as mulheres no ambiente de trabalho.

O evento foi palco para as falas de diversas companheiras e companheiros, que falaram sobre a violência de gênero que atinge as mulheres, a importância da campanha pelo fim do Feminicídio, a luta contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

Flora Lassance falou que a Roda de Conversa foi “mais um espaço para refletirmos sobre um problema recorrente que são as diversas violências pelas quais passam muitas mulheres no Brasil. A roda é para ajudar nesse debate para ampliar a consciência dos homens para construirmos uma sociedade melhor”.

Carlos Silva, presidente da entidade anfitriã, o SINTRACOM-BA, deu as boas-vindas e destacou que, pela importância do tema, o evento deve se multiplicar em outros palcos e também ser um multiplicador da luta pelo fim da violência contra as mulheres e do assédio no ambiente do trabalho.

Além de Carlos Silva, a mesa teve também entre seus debatedores a participação de Rosa de Souza presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira ex-presidente da CTB Bahia, Pascoal Gomes ex-presidente da CTB Bahia e atual diretor da CTB Nacional, vereador Augusto Vasconcelos, deputado federal Daniel Almeida, psicóloga da CTB Rosimeire Carvalho e o dirigente do PCdoB Caio Botelho.

As diretoras do SINTRACOM-BA, Lúcia Maia (Imprensa) e Sônia Maria (Mulheres), falaram sobre a importância do evento e destacaram a luta fundamental pelo fim da violência contra as mulheres, que aumenta a cada dia.

No final, Flora Lassance apresentou a carta “Mulheres trabalhadoras: ampliar direitos, promover equidade e erradicar qualquer tipo de violência”.

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia