O dia 28 de abril é comemorado em vários países, como o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
O diretor de Saúde e Segurança do Trabalho do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, informa que este ano, o SINTRACOM-BA participa de diversas atividades para marcar o ABRIL VERDE, mês que marca a Campanha “Todos Juntos por Saúde e Segurança do Trabalho”.
Dia 25 de abril, às 9 horas, tem Seção Especial Saúde do Trabalhador na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Dia 28 de Abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, tem atividade no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Nazaré, com o tema Ações de Saúde e Segurança.
A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB – Bahia e demais entidades signatárias, ao cumprimentá-lo, realiza a Plenária Livre: “Trabalho em transformação: democracia, saúde como direito humano e participação popular no Controle Social”, no dia 28 de abril, das 9:00 às 12:00h no Sindicato dos Bancários, avenida Sete de Setembro, 1001, Mercês, Salvador.
Dia 29 de Abril, das 8 às 18 horas, tem atividade do FORUMAT, no SINDAE, com o tema Ações Preventivas no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho.
A data, 28 de Abril, foi escolhida por iniciativa do movimento sindical (sindicatos, federações e confederações), no Canadá, em razão do acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969.
A OIT desde 2003, consagra a data como forma de reflexão, a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil desde maio de 2005, o dia 28 reconhecido e a Lei nº 11.121, foi sancionada pelo Presidente da República.
É importante ressaltar, o trabalho de conscientização e prevenção que o SINTRACOM vem realizando nos canteiros de obras, especialmente a partir da campanha “Um passo pela vida – Ações Coletivas Já!”, que o Sindicato vem realizando desde julho 2011.
O SINTRACOM-BA realiza vários seminários, com divulgação de cartilha sobre a prevenção de acidentes de trabalho e à participação do SINTRACOM-BA nas CIPAs e o “DDS – Diálogos Diários de Segurança”.
O SINTRACOM-BA vem inovando, transformando essas reuniões em discussões sobre a saúde e segurança do trabalhador (a), prevenção de acidentes de trabalho, com a participação dos trabalhadores (as) , dos diretores (as) e dos técnicos de segurança e engenheiros.