O SINTRACOM-BA participou das comemorações do Dia Nacional dos Aposentados, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, no município de Aparecida, no interior de São Paulo.
Na programação, teve a 36ª Romaria Nacional dos Aposentados, a missa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida e o Seminário, que debateu o tema “Respeito e reconhecimento como pilares da Justiça, em defesa da Previdência Social, por aposentadoria integral e perspectivas para viver com dignidade”.
Representaram o SINTRACOM-BA o diretor de Aposentadoria, Raileucio Araújo, e o diretor da Plena, Antônio Marcos.
A programação destacou também a Santa Missa, celebrada na manhã de domingo (26), na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que destacou a necessidade de valorização dos aposentados e fez um apelo por mais respeito e dignidade para a categoria.
A missa reuniu mais de 4 mil aposentados de todas as regiões do país, além de milhares de devotos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em momentos de muita emoção, fé e luta por justiça e dignidade para os trabalhadores (as) aposentados.
Após a missa, aconteceu, no subsolo da Basílica, a 36ª Plenária Nacional dos Aposentados, reunindo representantes de Associações, Federações, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e outras lideranças estaduais.
O diretor Railêucio Araújo participou da mesa do Seminário e falou sobre aposentadoria especial para todos os trabalhadores do Brasil, com destaque para a luta dos trabalhadores da construção civil, com direito à insalubridade e periculosidade, e aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho.
Ele lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu os Carpinteiros como função para aposentadoria especial. É que a luta agora é para incluir os demais trabalhadores (as) da construção civil, como pedreiro, eletricista, armadores, pintores, ferreiros, ajudantes prático e comum, na aposentadoria especial.
Ao final da Plenária, foi divulgada a Carta de Aparecida.
Íntegra da Carta de Aparecida:
Dignidade e Respeito aos Aposentados, Pensionistas e Idosos
Dia Nacional do Aposentado – Aparecida 2025
Nós, Aposentados, Pensionistas e Idosos, irmanados na Casa da Mãe Aparecida, celebramos a ecologia integral e clamamos por dignidade e respeito.
Muito contribuímos e continuamos a ser essenciais para educar nossas famílias e fazer crescer o País. Entretanto, nossas aposentadorias e pensões são apenas migalhas. Milhões têm de escolher entre comprar alimentos ou remédios, por falta de dinheiro.
A prioridade de atenção existe apenas na lei, nunca na realidade. Os golpes e abusos acontecem todos os dias e permanecem impunes.
Rogamos à Mãe Aparecida e apelamos às autoridades, solicitando a atenção da imprensa para que idosos, aposentados e pensionistas tenhamos o merecido respeito e reconhecimento. Precisamos de ações efetivas, como:
Aprovação e sanção do Projeto de Lei 4.434/2008,
Reajustes anuais iguais para todos os benefícios e
Cobrança das dívidas bilionárias para com o INSS, fim das isenções e sonegações.
Reforma injusta não é progresso é retrocesso, é condenar o futuro de quem construiu o presente.
Não temos um Planeta reserva. Muito menos uma vida reserva. Cuidar e preservar é o único caminho.
Salve do Dia Nacional do Aposentado!
Salve Nossa Senhora Aparecida!