9 de agosto: Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

Reverenciar a memória e manter viva a luta pelo fim dos acidentes do trabalho na construção

Neste 9 de agosto, o SINTRACOM-BA e os trabalhadores (as) da construção reverenciam a memória de todos os companheiros (as) que, no exercício da profissão, foram vítimas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

No dia 16/05 deste ano, o Projeto de Lei apresentado pela Câmara de Salvador, foi sancionado e se converteu na Lei Nº 9.064, instituindo o 9 de agosto, como Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador.

A escolha da data foi motivada pelo acidente do trabalho, que aconteceu nesse mesmo dia, em 2011, e que abalou a Bahia e o Brasil, provocando a morte de nove operários da construção: por volta das 7 horas, o elevador a cabo em que eram transportados, despencou do 22° andar do Edifício Empresarial Duarte da Costa, que estava sendo erguido pela Construtora Segura, na Av. Antonio Carlos Magalhães.

A perícia e o relatório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) apontaram a causa: falta de manutenção.

Os companheiros estarão sempre presentes em nossa memória: Antônio Reis, Antônio Elias, Antônio Alves, Hélio Sampaio, José Roque, Jairo de Almeida, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes e Manoel Bispo.

 

Campanha Um Passo Pela Vida

O SINTRACOM-BA realiza há mais de 15 anos a campanha Um Passo Pela Vida, Xô Acidente do Trabalho na Construção. Juntamente com a FETRACOM-BASE e entidades do ramo da construção nacionais e internacionais promove palestras, seminários e diversas atividades, com objetivo de preservar a integridade física e psicológica dos trabalhadores (as).

Em defesa da vida, a produtividade não vem em primeiro lugar.

 

Participe das atividades!

 

Confira e participe das atividades, no dia 09/08, programadas pelo SINTRACOM-BA, juntamente com FETRACOM-BASE, FORUMAT, CTB, CONTRICOM, FLEMACON, UITBB e FSM:

06h30 – Ato Público em canteiro de obras, em Pituaçu;

08h30 às 11h – Ato Público na Previdência Social, R. Miguel Calmon (Comércio);

13h30 às 17h – Audiência Pública no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. Tema: Segurança e Saúde do Trabalhador para além do Equipamento de Proteção Individual).

 

Assessoria de Imprensa do SINTRACOM-BA

 

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia