Nota de Solidariedade

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA, a Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe – FETRACOM-BASE e a Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção – FLEMACON vêm a público manifestar a mais profunda solidariedade à Deputada Estadual Olívia Santana e sua equipe, vítimas de abordagem por policiais militares armados, de forma violenta e discriminatória, ocorrida ontem, 1º. de maio, nas proximidades do Vale das Pedrinhas em Salvador, Bahia, Brasil.

Esta ocorrência é uma grande demonstração das falhas que existem em nosso sistema de segurança pública. Em pleno século 21, é inadmissível que qualquer pessoa seja submetida a esse tipo de tratamento, inadequado, desumano e violento, que afeta nosso psicológico e põe em risco nossas vidas, por parte daqueles que deveriam estar cuidando da segurança pública, protegendo as comunidades e a sociedade.

É fundamental que sejam tomadas providências pelo governo, para mudanças necessárias na segurança pública no estado, com treinamento contínuo, atualização e capacitação das forças policiais em abordagens profissionais, respeito aos direitos humanos e sem qualquer preconceito.

É necessário e urgente adotar o uso de câmeras nos fardamentos e viaturas policiais, para possibilitar a transparência dos fatos e a reconstrução da confiança entre a sociedade e as forças de segurança. É indiscutível que as câmeras são instrumentos capazes de comprovar e provar comportamentos inadequados, pelas partes envolvidas, durante uma abordagem.

O SINTRACOM-BA, a FETRACOM-BASE e demais Sindicatos filiados, e a FLEMACON se solidarizam com a deputada Olívia Santana e sua equipe, e todas as vítimas e familiares.

É fundamental lutarmos por uma sociedade com Justiça Social e um sistema de segurança pública que proteja a todos e todas.

Salvador, 02 de maio de 2024.

CARLOS SILVA DE JESUS
Presidente do SINTRACOM-BA