Salário mínimo deveria ser de R$ 3.993

Quase R$ 4 mil. Esse deveria ser o salário mínimo do brasileiro para conseguir suprir as despesas básicas, em julho. O valor é 4,5 vezes maior do que o mínimo atual, de R$ 880,00, aponta o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

O maior montante já registrado – R$ 3992,75 – tem base na cesta básica mais cara do país. Os moradores da cidade de São Paulo têm de desembolsar mais, R$ 475,27 no total.

Alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência estão cada vez mais caros, visto os recentes cortes e reformas pensados pelo governo provisório de Michel Temer.

O que comprova a necessidade de manutenção da política de valorização do salário mínimo, iniciada em 2002 e que rendeu aumento real acima da inflação de 77% até o início deste ano.

Em relação a junho do ano passado, a previsão do Dieese subiu R$ 667,38.

Com informações do Sindicato dos Bancários da Bahia