Materiais de acabamento lideram em materiais de construção

No Estudo Oportunidades Estratégicas para Desenvolvimento de Novos Mercados nas Perspectivas de Consumidores que Reformaram ou Construíram, que realizou 900 entrevistas nos principais estados do Brasil durante os meses de maio e junho (os consumidores tinham que ter iniciado uma reforma ou construção), 15,7% estavam com a obra em andamento normal, mas 84,3% a haviam interrompido, com intenções de retomá-la brevemente ou em outro momento.

Da amostra que interrompeu a obra, o principal motivo, entre vários citados, disparadamente foi “falta de dinheiro”, com 61,8%; seguido por “queda na renda”, com 28,4%; “incertezas em relação ao futuro da economia”, com 15,5%; e,em quarto lugar, com 15%, “problemas com mãos de obra”.

O estudo também aprofundou o que fariam e onde comprariam, numa eventual retomada da obra, os consumidores que alegaram – entre as outras razões – terem interrompido a reforma ou construção devido as “incertezas em relação ao futuro da economia”.

Desta base, 77,8% fariam obras de acabamento; 50,1%, pintura residencial; 41,6%, obras básicas estruturais; 32%, obras elétricas; 28,7%, obras hidráulicas e 4,4%, outros tipos de obras.

Em relação aos cinco principais canais citados, 58% realizariam as compras em Lojas de Bairro (pequenas, médias e multicategorias); 51,4%, em Home Centers/Lojas Grandes; 39%, em Lojas Especializadas em Tintas; 36,4%, em Lojas Especializadas em Revestimentos Cerâmicos; 21,7%, em Depósitos de Materiais Básicos (que vende somente areia, cimento, pedras, tijolos,telas, arames etc.).

Segundo Newton Guimarães, gestor da Plataforma, “é notório que os materiais de acabamento se destacam, considerando consumidores que estão com suas obras paradas. Logo, as indústrias que atuam nesse segmento devem experimentar de maneira mais significativa uma reversão nas quedas das vendas ou aceleração de seu crescimento, nos próximos meses, diante do contínuo aumento de confiança dos consumidores.”

“Quanto aos canais, a tendência natural, segundo o estudo, é que as Lojas de Bairro usufruam em maior grau desta retomada, considerando, no entanto, que campanhas de mídia bem estruturadas por grandes varejistas podem alterar a efetivação destes dados”, finaliza o gestor.

A Plataforma é um sistema de compartilhamento de inteligência de mercado, cogerida por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas e Votorantim Cimentos, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo para sua profissionalização e desenvolvimento.

Fonte: Boa Informação


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Mery Bahia