Acabou a greve na Caixa: agências estão reabertas a partir desta segunda-feira (10/10)

As agências da Caixa estão reabertas a partir desta segunda-feira (10/10). Os empregados decidiram pelo fim da greve, que durou 32 dias, a maior dos últimos 12 anos. A deliberação foi feita em assembleia, na última sexta-feira (07/10), no Ginásio de Esporte do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador.
Os trabalhadores demonstraram que é fundamental resistir neste momento. Vale lembrar que esta é a primeira greve nacional depois do golpe dado na democracia, em 31 de agosto.
Diante de uma conjuntura adversa, em que há ataques sucessivos aos direitos dos trabalhadores, o resultado da campanha salarial deste ano é um exemplo do que está por vir, endurecimento do governo.
A paralisação fez a proposta avançar, sobretudo, com a atual conjuntura. Importantes pontos foram mantidos e assegurados por dois anos. Os bancários também garantiram aumento real para 2017, um ano em que a situação deve ficar ainda mais difícil para os trabalhadores brasileiros.
Na proposta, a Caixa assume o compromisso de debater o normativo RH 184. Também garante mais dois anos de PLR Social e a promoção por mérito. O resultado não significa que o trabalhador não pode fazer a luta. Pelo contrário, outros itens podem e devem ser objetos de negociação.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.