Emoção: Confira as atividades em memória das vítimas de acidentes do trabalho

IMG-20170426-WA0011Esta é uma semana com uma série de atividades e muita emoção: palestras, debates, atos e missa campal, para celebrar o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, 28/04.

Desde a última segunda-feira, dia 24/04, com a realização do SINTRACOM-BA, FETRACOM-BASE, Forumat, Ministério Público do Trabalho – MPT e Secretaria do Trabalho do Estado.

IMG-20170426-WA0040

IMG-20170426-WA0018A programação vai até sábado, mas nesta sexta-feira, 28/04, é GREVE GERAL e não tem nenhuma atividade programada. Nos eventos desta semana, os participantes destacaram os motivos da paralisação dos trabalhadores (as) em todo o país, convocada pelas centrais sindicais: contra as Reformas Previdenciária e Trabalhista, e a Terceirização sem limites.

Confira as atividades da semana que celebra o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.

IMG-20170426-WA0017Começou no dia 24, com a mesa redonda: Precarização do Trabalho, reformas trabalhista e previdenciária e impactos na saúde dos trabalhadores, que teve a participação dos seguintes expositores: Rose (Amatra), Augusto Vasconcelos (Sindicato dos Bancários) e Belmiro Santos (ABEA), no auditório do MPT (Corredor da Vitória).

No dia 25 pela manhã, no auditório do Cesast / Divast, aconteceu uma mesa temática sobre Reformas trabalhista e previdenciária e impactos na saúde dos trabalhadores, com a participação de Marco Perez (Campinas), Ana Jordão (OAB-BA): MP 767 e Acidente de Trabalho.

IMG-20170426-WA0009À tarde, teve a mesa temática com a participação do diretor de Saúde e Segurança do Trabalho, Arilson Ferreira, sobre Acidente de Trabalho, com a participação também do ex-secretário do Trabalho do Estado, Fernando Vasconcelos (SRT/MT), no auditório do DVIS (Avenida Vasco da Gama).

IMG-20170426-WA0020O destaque da programação aconteceu ontem, 26/04, pela manhã, com ato público e missa campal em memória das vítimas de acidentes do trabalho, na Praça em frente às obras do Condomínio Santa Vitória, no Largo da Vitória (Salvador), com a participação dos trabalhadores (as) do canteiro, da Secretária do Trabalho, Olívia Santana e equipe da Setre, do presidente do SINTRACOM-BA, José Ribeiro, do diretor Arilson Ferreira e diretorias do SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE, do diretor do sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Francisco Silva, do presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho, Mário Diniz, dentre outros.
A missa campal foi uma parte emocionante, celebrou a memória das vítimas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e lembrou o acidente do trabalho que aconteceu em Salvador, em 09/08/2011, no Edifício Duarte da Costa, no Iguatemi, quando nove operários morreram na queda de um elevador a cabo, do 25º andar do prédio que estava sendo erguido pela Construtora Segura.

O padre da Igreja da Vitória, que celebrou a missa, falou os nomes de cada um dos companheiros mortos nesse acidente do trabalho e que estão e estarão presentes para sempre em nossa memória: Antônio Reis, Antônio Elias, Antônio Alves, Hélio Sampaio, José Roque, Jairo de Almeida, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes e Manoel Bispo.

Um pequeno detalhe que aconteceu nesse momento, uma bola de soprar, na cor preta, vinda não se sabe de onde e trazida pelo vento, caiu no chão, em frente ao altar. Após a missa, aplausos dos trabalhadores (as) e de todos os presentes.

No dia 28/04 é GREVE GERAL e não haverá programação. No sábado, sia 29/04, tem exposição no Shopping Lapa, sobre a situação do trabalho doméstico.

Salvador: Dia Municipal é em 09/08

Com a luta do SINTRACOM-BA, foi sancionada a Lei Nº 9.064, em 16/05/2016, que incluiu no calendário oficial de eventos do município de Salvador, Bahia, o dia 9 de agosto, como o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Primeiro acidente do trabalho em 2017: um morto e três feridos

Após um ano sem óbito de trabalhadores na construção, a Bahia volta a registrar, no dia 08/04, a morte do trabalhador Elias de Almeida Guerra, 46 anos, em acidente do trabalho no município de Santo Estevão, no canteiro da construtora R. Bibiano Moreira. Mais três trabalhadores ficaram feridos: Roberto Sales dos Santos, 36, Edson Machado, 28, e Izidro Bispo Santana, 60.

O SINTRACOM-BA foi até lá verificar as condições da ocorrência. Nesse momento, apareceu um veículo a serviço da Prefeitura do município e a obra foi interditada.

Atualizado por: Assessoria de Imprensa do SINTRACOM-BA, em 27/04/2017.