28 de Abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho

O dia 28 de abril é celebrado em vários países, como o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Desde 2003, a OIT instituiu a data para que trabalhadores (as), empresas, instituições e governos tivessem a oportunidade de refletir sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador.

A data foi indicada por iniciativa do movimento sindical (sindicatos, federações e confederações), no Canadá, em razão do acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969, considerado um dos maiores acidentes de trabalho no mundo.

No Brasil, a data foi reconhecida em 2005, através da Lei nº 11.121, sancionada pelo Presidente Lula, em seu primeiro mandato.

Neste ano, o SINTRACOM-BA participou do Seminário Panorama e Desafios para a Proteção da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que aconteceu no auditório do MPT, no dia 24 de abril.

É importante ressaltar, o trabalho de conscientização e prevenção que o SINTRACOM-BA vem realizando, especialmente nos canteiros de obras, a partir da campanha Um passo pela vida – Xô acidentes de trabalho – Ações Coletivas Já!”, com a realização de seminários, palestras, divulgação de cartilhas sobre a prevenção de acidentes de trabalho, acompanhamento das CIPAs e participação nos DDS – Diálogos Diários de Segurança no início da manhã nos canteiros.

O SINTRACOM-BA transforma essas reuniões em discussões sobre a prevenção de acidentes de trabalho, com a participação dos trabalhadores (as), dos diretores (as) do Sindicato, além da participação dos técnicos de Segurança do Trabalho e engenheiros das empresas.