O 4º Congresso da CTB Bahia foi amplo, alegre e democrático, com a cara da CTB Bahia. Teve a presença de trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias e regiões do estado, com 606 credenciados, 537 delegados e delegadas e 69 observadores, sendo 374 homens e 232 mulheres.
O metalúrgico Pascoal Carneiro foi o eleito o novo presidente da CTB Bahia durante o 4º Congresso da entidade. Ele assume o posto em substituição a Aurino Pedreira, que assume agora a secretaria de Relações Internacionais.
Em sua fala, Pascoal falou do desafio de assumir a direção da CTB Bahia na atual conjuntura e convocou a direção eleita para rodar a Bahia e tomar as ruas para garantir os direitos da classe trabalhadora. “Precisamos fazer uma grande campanha de mobilização da população contra as reformas trabalhista e previdenciária, informando sobre as reais ameaças atrás das propostas defendidas pelo presidente Michel Temer. A população não tem conhecimento sobre a maior parte do povo”, afirmou.
Durante os dois dias do evento, estiveram presentes lideranças de 44 sindicatos filiados, oriundos de 193 municípios da Bahia. Os trabalhadores urbanos somaram 451 representantes e os rurais 141. Os dados demonstram a capilaridade da atuação da CTB no estado e seu poder de aglutinar os trabalhadores para a luta por mais direitos.
O ato político de abertura também mostrou a dimensão e o reconhecimento da CTB Bahia diante da sociedade. Compareceram representantes de três centrais sindicais, do governo estadual, dos movimentos sociais, parlamentares, a Consul de Cuba, Laura Pujol, além de representantes de diversas entidades da sociedade civil. O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e o vice- presidente, Nivaldo Santana, também estiveram no Congresso.
Fonte: CTB Bahia
Mais fotos do 4º Congresso da CTB:
Bancada da construção no Congresso;
Intervenção de Lúcia Maia, secretária geral do SINTRACOM-BA, presidente da FLEMACON e diretora da FETRACOM-BASE;
Mulheres de luta no Congresso;
Intervenção de Ednalva Bispo, Secretária de Mulheres do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE;
Intervenção de Raimundo Brito, diretor do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE;
Intervenção de José Nivalto, diretor do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE