Julho das Pretas: 25/07 – Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha tem a ativista do grupo Panteras Negras, Angela Davis

Convite de 25 de Julho 201742213f6aa0626f430c1df38b805d6722
A diretora de Mulheres, Ednalva Bispo, convoca as companheiras para participar do Julho das Pretas, que comemora hoje, 25/07, o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha em alto estilo: às 18 horas, no salão Nobre da Reitoria da UFBA, acontece a Conferência “Atravessando o tempo e construindo o futuro da luta contra o racismo”, com Angela Davis, filósofa, comunista e uma das ativistas políticas mais conhecidas no mundo, militante pelo direito das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos, participante dos movimentos “Panteras Negras” e “Black Power”.

A filósofa é ativista política desde os anos 1960 / 70, quando dirigiu o grupo radical Panteras Negras (Black Panther Party). Comunista assumida, Davis ganhou mais notoriedade por ser personagem de um dos mais polêmicos julgamentos criminais da história da América, o que terminou por lhe valer, em 1979, o Prêmio Lênin da Paz.

Filha de uma família de negros de classe média, desde a escola Angela atuou politicamente em movimentos de esquerda.

Sua imagem teve maior visibilidade a partir de 1969, quando foi coagida a parar de lecionar pelo então governador da Califórnia, Ronald Reagan, por ser integrante do movimento comunista. Posteriormente, ela foi injustamente acusada de ser a dona da arma que matou um juiz, em um julgamento que durou cerca de um ano e meio.

Angela Davis é escritora, filósofa, professora universitária e continua sua vida na militância contra a pena de morte, o sistema carcerário estadunidense, e em defesa de causas sociais e étnicas.

O evento também será exibido simultaneamente em telões instalados na quadra e no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) além do auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC).

Encontro Estadual da UBM Bahia

No próximo dia 29 de julho (sábado), a partir das 9 horas, no Museu de Arte da Bahia (MAB) – Av. Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, em Salvador, acontece o Encontro Estadual da UBM Bahia, preparatório para o 10º Congresso Nacional da UBM, que acontecerá em Salvador entre 4 e 6 de agosto de 2017.

O objetivo do encontro é debater as teses do 10º congresso, discutir a organização e ação do movimento feminista emancipacionista no estado e eleição das delegadas para o congresso.

card julho das pretas

Debate: A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e espaços de poder

No dia 31/07, das 14 às 18 horas, no auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro administrativo da Bahia, será realizado um debate com o tema “A Mulher Negra no mundo do Trabalho e nos espaços de Poder.

 

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia