NOTA DE PESAR – FALECIMENTO DE HAROLDO LIMA

Haroldo Lima numa passeata da Revolta dos Peões
Haroldo Lima, com as companheiras Lúcia Maia, ex-diretora do SINTRACOM-BA e atual presidente da FLEMACON, e Sônia Maria, diretora da FETRACOM-BASE – Foto: João Ubaldo

Haroldo, em manifestação histórica nos anos 80, em defesa da democracia – Fotos: Manoel Porto

Haroldo com o ex-presidente Lula e o deputado federal Daniel Almeida

Uma vida dedicada às lutas em defesa dos direitos e da democracia!

Com profundo pesar e grande tristeza, a diretoria do SINTRACOM-BA comunica o falecimento do ex-deputado em cinco mandatos, Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, aos 81 anos, na madrugada de hoje (24/03), por complicações provocadas pelo coronavírus, mais uma vítima do descaso do governo federal com a saúde dos brasileiros (as).

A história de Haroldo Lima se mescla com as histórias de lutas pela democracia, contra a ditadura militar, em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, pela soberania dos povos e pelo patrimônio e recursos naturais do Brasil.

É uma história de luta, que também se mistura à história do SINTRACOM-BA, quando a entidade estava ainda sob a tutela proveniente da intervenção da ditadura militar, no final dos anos 80, Haroldo se uniu às lideranças operárias classistas e emprestou sua força e coragem, em defesa dos trabalhadores (as) da construção, que queriam construir um Sindicato forte e de luta. E assim foi, quando junto com os operários enfrentou a repressão, e mais uma vez, a despeito do que já tinha sido torturado pela ditadura, foi vítima de espancamento em nossa sede.

Lamentamos muito a perda desse grande herói da política brasileira, que para sempre estará presente na memória de todos (as) que lutaram ao seu lado e lutam hoje em defesa dos direitos e da justiça social.

Neste momento de grande consternação, manifestamos nossa solidariedade à dor dos familiares, aos amigos, aos militantes do PCdoB, aos ativistas de esquerda e aos progressistas, que se unem na dor da perda do companheiro Haroldo Lima.

Haroldo, presente, hoje e sempre em nossa memória!

Sua luta não será em vão!

Luz e paz em sua nova jornada!

CARLOS SILVA
Presidente do SINTRACOM-BA

Fotos: Manoel Porto

Publicado em 24/03/2021 por: Mery Bahia, jornalista e Assessora de Imprensa.