Atividade em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho

Ontem, dia 11/08, teve ato virtual e hoje tem Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador.

No dia 11/08, o diretor de Saúde e Segurança no Trabalho, Arilson Ferreira, participou da atividade virtual com palestras sobre “Revisão das Normas Regulamentadoras: ‘Modernização’ ou Retrocesso?”. A atividade foi em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho, e contra a retirada de direitos, promovida pelo Forumat, com a participação do SINTRACOM-BA, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Participaram também do debate Jackson Sena Brandão, superintendente da SRTE, e Mário Diniz, do Instituto do Trabalho Digno.

Arilson falou sobre o retrocesso nas aprovações das Normas regulamentadoras (NR) e com a participação da Comissão Permanente Nacional (CPN).

Fez a defesa da vida, priorizando os investimentos em ações coletivas de trabalho visando a saúde e segurança.

Agradeceu ao FORUMAT, em nome do SINTRACOM-BA, por todos os anos estar presente e promovendo uma semana de mobilização, com ato em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho, para marcar o dia 9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Arilson agradeceu também em nome do SINTRACOM-BA e de todas as entidades que representam os trabalhadores da construção, em especial da CTB, que tem agora na presidência uma mulher trabalhadora, Rosa Souza, e  tem como objetivo a defesa da Vida.

DIA 12 DE AGOSTO DE 2021 – quinta-feira

Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador, em menção ao Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, 9 de Agosto
Horário: 10h às 12h
Transmissão pela TV Câmara

MESA DE ABERTURA
Composição: Câmara Municipal (Vereador Augusto Vasconcelos), Forumat (Setre, MPT e representação de trabalhadores) – 5 minutos de fala para cada um (total de 20 minutos)

CONTEXTO PARA A ABERTURA:

Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho;
Precarização das condições de trabalho – cumprimento das medidas de prevenção nos ambientes de trabalho e proteção da saúde dos trabalhadores;
Condições de trabalho propiciando AT – home Office, aplicativos e novas formas de trabalho;
Urgência em evitar os acidentes;
Participação e atuação dos diferentes atores.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
MEDIADOR: Augusto Vasconcelos

EXPOSIÇÕES:
– AMATRA – 30 minutos (Juíza Adriana Manta, Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA, vai indicar quem vai falar) – a contribuição da Justiça na prevenção de AT – Cerest Salvador – 30 minutos (Tiza Mendes) – Acidentes de trabalho como problema de saúde pública; impactos na morbimortalidade da saúde dos trabalhadores; custos sociais; lacunas na prevenção – sub-registros e falta de dados e informações; precarização nas condições de trabalho – cumprimento das medidas de prevenção nos ambientes de trabalho e proteção da saúde dos trabalhadores)

Abertura – 20 min
Apresentações – 1h
Debate: 40 min
Tempo total: 120 minutos – 2h


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia