V Congresso aprovou a unificação das centrais CTB e CGTB

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto aconteceu o V Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Adilson Araújo foi reeleito presidente da entidade para o mandato 2021 / 2025. Ronaldo Leite (Correios) assume a Secretaria Geral. E ocupam a vice-presidência: Everaldo Braga, Ivânia Pereira, José Adilson, Rene Vicente, Ubiraci Dantas (Bira), Valéria Morato, Vicente Selistre e Vilson Luiz da Silva ocupam a vice-presidência da Central.

Foram aprovados documentos sobre conjuntura mundial e nacional, balanço da gestão que encerrou o mandato no dia 14 e o Plano de Lutas, além de moções e textos propostos por entidades filiadas à Central classista que serão anexados ao documento final.

O Congresso Wagner Gomes aprovou com 99% dos votos favoráveis a unificação da CTB e CGTB, e 98% aprovaram os documentos apresentados sobre a conjuntura mundial e nacional, balanço da gestão que se encerrou e o Plano de Lutas foram aprovados.

Adilson Araújo considera a unificação das centrais um grande reforço para o sindicalismo classista, na luta contra o retrocesso e a retirada de direitos. E o grande desafio desse momento histórico é intensificar as mobilizações do movimento sindical e a campanha “Fora, Bolsonaro”.

O Congresso Wagner Gomes aprovou também a proposta de realização de uma nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) no primeiro semestre de 2022, para construir uma nova agenda de lutas, pautada na realidade político-econômica atual, que desfavorece os trabalhadores (as) e fortalecer a unidade e o movimento sindical brasileiro.

Atualizado por: Mery Bahia – Assessoria de Imprensa

 

O SINTRACOM-BA participa V Congresso da CTB, que começa hoje (12/08) e vai até dia 14/08. Vai reunir lideranças sindicais e políticas da FSM e de outras organizações internacionais.

Será aberto nesta quinta-feira (12) com um seminário internacional sobre a crise global do capitalismo e o futuro do trabalho.

Confira a programação:

9h10 – Abertura: Nivaldo Santana – Secretário de Relações Internacionais – 10 min

Coordenação, Mesa: Luiza Bezerra – Secretária de Juventude da CTB Nacional e Membra do Comitê Mundial da Juventude da FSM; Lúcia Maia – Presidenta da Flemacon e Dirigente da Direção Nacional

9h20 – Seminário Internacional: Crise global do capitalismo e o futuro do trabalho

Palestrantes: (60 minutos) (CGTP-IN – Portugal) – João Barreiros – Secretário Relações Internacionais (PIT-CNT – Uruguai) Marcelo Abdala – Secretário Geral (FNIC -França) – Manu Lepine – a confirmar (Cesit-Unicamp- Brasil) – Prof. José Dari Krein

10h20 – Vídeos internacionais (4 vídeos de 3 min = 12 min):

1. CGTP/Peru – Carmela Sifuentes – Vicepresidente

2. FSM/Cuba – Ernesto Freire

3. CGTP-IN/Portugal – Isabel Camarinha

4. FSM/Argentina – Ernesto Quiqui

10h32 – Falas: (10 falas de 5 min = 50 min)

1. Vicente Paulo de Oliveira Selistre – Secretaria de Relações Institucionais

2. Carlos Augusto Muller – Secretaria de Relações Internacionais Adjunta

3. José Divanilton Pereira – Vice-presidente

4. Mário Teixeira – Diretor de Assuntos Jurídicos

5. Aurino Pedreira – CTB Nacional

6. Alberto Broch – CTB Nacional

7. Ubiraci Dantas – Presidente CGTB

8. João Batista Lemos – CTB Nacional

9. Beatriz Calheiro – Secretária de juventude do SINTEAM e da CTB AM

10. Celina Areas – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora

11h22 – Vídeos internacionais (5 vídeos de 3 min = 15 min):

1. Sec. Geral FSM/Grécia – George Mavrikos

2. Sindicato dos Portuários/Espanha – Jordi Aragunde

3. FSM/Nicarágua – Miguel Ruiz

4. Central Socialista Bolivariana dos Trab. Venezuela/Venezuela – Jacobo Torres

5. LAB/País Basco – Txente Rekondo – Dep. Relações Internacionais 11h40 – Considerações Finais: (5 minutos X 5 palestrantes = 25 minutos) (CGTP-IN/Portugal) – João Barreiros – Secretário Relações Internacionais (PIT-CNT – Uruguai) Marcelo Abdala – Secretário Geral (FNIC – França) – Manu Lepine – a confirmar (Cesit-Unicamp- Brasil) – Prof. José Dari Krein 12h05 – Encerramento – Adilson Araújo – Presidente Nacional da CTB.

 

 

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia