Campanha salarial dos trabalhadores (as) das elétricas tem paralisação de alerta

Mobilização na Conecta
Diretores do SINTRACOM-BA na Conecta

Nesta segunda-feira, dia 04/10, os trabalhadores (as) das elétricas fizeram paralisação de alerta em diversas empresas prestadoras de serviços à Coelba, em Salvador e interior do Estado, em ação de mobilização da Campanha Salarial 2021 / 2022, com a as diretorias do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE.

Os trabalhadores (as) reivindicam reajuste salarial de 11%, alimentação e cesta básica. Até agora o patrões ofereceram de reajuste apenas o percentual de 5,21%, divididos em duas parcelas: a primeira em 1º/01/2022 e a segunda em 1º/05. A data base da categoria é 1º de setembro.

Já aconteceram três reuniões de negociação, sem avanços. Diante do impasse, o Sindicato e a Federação solicitaram a mediação do Ministério Público do Trabalho. O MPT agendou uma reunião virtual, para a próxima sexta-feira, dia 08/10, às 08h30.

O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, informou que, nesta segunda-feira, dia 04/10, aconteceram paralisações de alerta nas empresas Dínamo, Floripark e Conecta, em Salvador.

O presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz informou que os trabalhadores (as) estão mobilizados e, se as negociações não avançarem, pode ocorrer uma greve geral.

Além de Salvador, também teve mobilizações nas prestadoras de serviços Coelba nos municípios de Teixeira de Freitas, Itabuna, Eunápolis , Ilhéus, Guanambi, Brumado, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus. E a qualquer momento podem ocorrer manifestações nos municípios de Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

A campanha salarial começou em julho, quando o seminário de planejamento foi realizado e aprovada a pauta de reivindicações, posteriormente foi encaminhada para o patronal.

Os salários da categoria já estão defasados pela inflação, enquanto a conta de energia elétrica tem aumentos consecutivos, além dos aumentos relativos às bandeiras, e as empresas acumulam lucros.

O lucro líquido da Coelba, no primeiro semestre de 2021 foi de R$ 757 milhões. Isso representa um aumento de 69%, em relação ao mesmo período de 2020.

Além dos diretores e trabalhadores (as), estiveram presentes também nas mobilizações a deputada estadual Olívia Santana, o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos e a presidenta da FLEMACON Lúcia Maia.

Os trabalhadores (as) exigem respeito, salário digno e nenhum direito a menos.

Quem luta, conquista!

Carlos Silva fala na Floripark ao lado de Lúcia Maia e Augusto Vasconcelos
Mobilização na Floripark
Edson Cruz (FETRACOM-BASE) fala aos trabalhadores (as) da Floripark
Floripark
Edson Cruz com Olívia Santana (vermelho) e diretores  SINTRACOM-BA
Dínamo

Atualizado por Mery Bahia: 06/10/2021 , às 16h48.