Trabalhadores parados na obra Art Studio, onde ocorreu um acidente de trabalho com dois operários mortos e um ferido

A diretoria do SINTRACOM-BA retornou, no início da manhã desta segunda-feira, 29/01, à obra da empresa André Guimarães, no Jardim de Alá, em Salvador, onde um acidente de trabalho fatal tirou a vida de dois trabalhadores e deixou outro trabalhador ferido, na tarde da última sexta-feira, dia 26/01.

No acidente de trabalho morreram oa trabalhadores Wellington da Conceição Abade, 52 anos, e Mário César Alves dos Santos, 51 anos. O sinaleiro Tomás Jorge de Santana Jesus sofreu ferimentos e foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital Geral do Estado (HGE).

O Sindicato foi ao local, paralisou as atividades e os trabalhadores e trabalhadoras foram liberados. Os diretores Raimundo Brito e Arilson Ferreira foram entrevistados pelas emissoras de TV Record e Aratu e informaram que, de acordo com a NR-18, a empresa só pode voltar a funcionar após a ocorrência de um acidente com vítimas, depois da fiscalização no local e esta tem o prazo de 72 horas para ser realizada, a partir da ocorrência.

A Norma de Segurança NR-18 trata de assuntos relacionados à Construção, à saúde e segurança no meio ambiente do trabalho, controle de riscos e prevenção aos acidentes de trabalho.

Motivo de indignação é o total silêncio da empresa principal André Guimarães e a terceirizada Engeltec Instalações e Montagem, contratante dos trabalhadores vitimados, sobre o acidente de trabalho fatal. Não se pronuncia, nem dá nenhuma satisfação ao Sindicato. O SINTRACOM-BA continua firme, buscando mais informações que possam esclarecer as causas da ocorrência.

Desde julho de 2011 o SINTRACOM-BA leva aos canteiros de obras a campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção – Ações Coletivas Já!”. O objetivo é levar informações aos trabalhadores e trabalhadoras, sobre a importância da prevenção e combate aos riscos de acidentes de trabalho e importância do uso dos EPI. E responsabilizar e comprometer as empresas para a promoção de ações coletivas para garantir a saúde e segurança dos seus empregados.

A direção do SINTRACOM-BA solicitou e aguarda a fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Só após a perícia e investigação será possível determinar quais foram as falhas na prevenção dos riscos e segurança do trabalho, e manutenção que ocasionaram essa tragédia que ceifou a vida de dois companheiros.

Os trabalhadores saem de casa, para garantir o sustento de suas famílias e no fim do dia voltar para abraçar seus filhos, pais e mães, esposas e maridos. É doloroso para a família e amigos, ao invés do retorno e da alegria compartilhada com a presença, receber a notícia que seu ente querido não mais voltará. E na maioria das vezes por causas que, para evitar, bastava que a empresa promovesse com responsabilidade as ações de prevenção, saúde e segurança. Muito triste!

A diretoria do SINTRACOM-BA se solidariza com a família, os amigos e companheiros de trabalho.