SINTRACOM-BA comemora 105 anos com um bonito encontro no Dia do Trabalhador (a) da Construção Civil

A data em homenagem a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, celebra também os 105 anos de fundação do SINTRACOM-BA e o Dia do Trabalhador (a) da Construção Civil, feriado da categoria garantido na Convenção Coletiva (CCT). Motivos de sobra para uma grande celebração!

E foi isso que aconteceu na manhã hoje, 19 de março, na sede do SINTRACOM-BA, quando a diretoria, com a liderança do presidente Carlos Silva, recebeu trabalhadores (as) e convidados ilustres, numa bonita confraternização, para celebrar esse dia tão importante para a categoria, lembrando a história de lutas, vitórias e conquistas deste Sindicato, que foi um dos primeiros fundados no Brasil, em 19/03/1919.

Carlos Silva

Com o auditório lotado, Carlos Silva fez a abertura, saudou os presentes e santo padroeiro dos operários, e chamou os convidados para compor a mesa: Lúcia Maia, presidente da FLEMACON; Ana Georgina Dias, economista do DIEESE; Everaldo Augusto, ex-vereador de Salvador, representando a secretária da Promoção de Igualdade – Sepromi, Ângela Guimarães; Graça Filizola, representando a deputada federal Alice Portugal; Geraldo Galindo, presidente da Federação Brasil da Esperança; Rosa de Souza, presidente da CTB Bahia; Augusto Vasconcelos, vereador de Salvador; e Adilson Araújo, presidente nacional da central sindical CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Carlos Silva ressaltou que se sente honrado em presidir “o SINTRACOM-BA, Sindicato que tem uma reconhecida trajetória, com grandes mobilizações e greves históricas, como a chamada ‘Revolta dos Peões’, em 1989, e continua firme na luta, garantindo grandes avanços para a categoria”.

Lúcia Maia entrega documento do Comité Ejecutivo de la FLEMACON a Carlos Silva

Lúcia Maia, presidenta da FLEMACON, destacou a importância da história de lutas do SINTRACOM-BA e que é um orgulho para a entidade que preside, a Federação Latino-americana e Caribenha da categoria, ter o Sindicato como filiado. A sindicalista leu e entregou ao presidente Carlos Silva um documento saudando os 105 anos do SINTRACOM-BA, encaminhado pelo Comité Ejecutivo de la FLEMACON.

Everaldo Augusto

Everaldo Augusto, representante da Sepromi, saudou o SINTRACOM-BA e lembrou da história de lutas  da entidade e de sua trajetória política, como ex-sindicalista e presidente da CUT e do Sindicato dos Bancários, e ex-vereador de Salvador. E registrou que ele estava presente na “Revolta dos Peões” e sempre esteve caminhando lado a lado, nas greves, passeatas, mobilizações nos canteiros e assembleias lideradas pelo SINTRACOM-BA.

Ana Georgina

Ana Georgina, economista do DIEESE e parceira do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE nas campanhas salariais da categoria e negociações com o patronato, lembrou que dessa vez não estava na mesa para palestrar, mas fazia questão de estar presente numa data tão especial, para trazer o seu “abraço aos trabalhadores (as) da construção pelo seu dia e saudar os 105 anos do SINTRACOM-BA, que construiu uma importante história de lutas e garantiu grandes avanços e conquistas para a categoria”.

Grassa Filizola

Grassa Filizola, saudou o SINTRACOM-BA e os trabalhadores e trabalhadoras da construção pelo seu dia e transmitiu as felicitações da deputada federal Alice Portugal, que estava representando. Reafirmou o papel de destaque da categoria e “o respeito e bons salários que merece, pela importância que tem, na construção do progresso e desenvolvimento social e humano”. Lembrou que o Sindicato é a casa do trabalhador (a) e convocou os trabalhadores (as) para participarem ativamente das mobilizações junto com o SINTRACOM-BA, e defender as bandeiras de lutas do movimento sindical classista.

Rosa de Souza

Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia, saudou o Sindicato e disse que não poderia deixar de estar presente no SINTRACOM-BA, nesse dia tão especial para os trabalhadores (as) da construção civil, que têm uma importante presença e representatividade, inclusive no cenário internacional, com a companheira Lúcia Maia, que é a única dirigente da categoria, que preside uma federação latinoamericana e caribenha.

Afirmou que sempre esteve presente nas mobilizações do SINTRACOM-BA “desde pequena, acompanhando o meu pai, Washington Souza, que foi presidente do SINTRACOM-BA, uma das lideranças da ‘Revolta dos Peões’, quando os classistas ocuparam o Sindicato e expulsaram os pelegos”.

Falou de um detalhe que poucos sabem. Que, antes e durante a ditadura militar, o Sindicato estava nas mãos dos pelegos, não lutava pela categoria e a sede servia para guardar o material dos ambulantes que trabalhavam na região da Barroquinha. Só a partir de 1990, quando os classistas retomaram a direção, é que o SINTRACOM-BA voltou a ser um Sindicato de lutas e conquistas para a melhoria da categoria.

Geraldo Galindo

Geraldo Galindo, presidente da presidente da Federação Brasil da Esperança, depois de saudar os 105 anos do SINTRACOM-BA, fez uma palestra didática, analisando a política nacional e internacional. Falou sobre como o capitalismo explora para manter submisso os trabalhadores (as), como os Estados Unidos interferem na soberania dos países, inclusive através da guerra na Ucrânia, como meio de ameaçar o território da Rússia, e com o apoio ao governo genocida de Israel para dizimar o povo da Palestina.

Falou também sobre a importância do apoio da classe trabalhadora ao governo Lula, para que os direitos retirados pelo governo golpista de Bolsonaro sejam retomados para os trabalhadores (as). Como o chamado “Centrão”, representando a bancada do boi, da bala e da bíblia, interfere através do Congresso Nacional com a liderança do presidente da Câmara Arthur Lira, para impedir a implantação de políticas públicas, que podem beneficiar a classe trabalhadora e o povo brasileiro.

Explicou como as fakenews e a mídia de massa atuam para derrubar a popularidade do governo Lula: a cada avanço dos direitos trabalhistas e sociais, eles criam e jogam nas redes uma enxurrada de mentiras e notícias falsas (fakenews). Ao mesmo tempo, a Imprensa faz uma série de críticas às medidas anunciadas por Lula, qualquer que seja, sempre mostrando uma visão negativista.

Galindo destacou que o governo Lula, em apenas um ano, conseguiu controlar a inflação, reduziu o desemprego e aumentou o emprego formal (carteira assinada) e o PIB cresceu 2,9% em 2023 (em relação a 2022). E convocou os trabalhadores (as) a ocuparem as ruas em defesa do governo Lula, para fortalecer a luta e garantir seus direitos, e impedir o retorno de governos golpistas e do atraso.

Augusto Vasconcelos

O vereador Augusto Vasconcelos, vestido com a camisa da Campanha Salarial do Sindicato, saudou os 105 anos do Sindicato e destacou a importância do SINTRACOM-BA na luta pelos direitos dos trabalhadores (as) da construção. Falou de sua trajetória como estagiário e depois advogado no SINTRACOM-BA e destacou o Dia do Trabalhador (a) da Construção como uma grande conquista da categoria, porém, com um alcance mais amplo, uma conquista da classe trabalhadora. Ele arguiu: “Quantos Sindicatos têm em sua Convenção Coletiva de Trabalho um feriado dedicado ao dia em homenagem à categoria que representa?. São poucos, os patrões não querem garantir essa data na CCT. Consideram que é mais um dia de folga e todo ano eles querem tirar esse direito da Convenção”.

Ele também falou sobre os pontos positivos do governo Lula e convocou os trabalhadores (as) a lutarem para garantir a manutenção de seus direitos, retomar os direitos conquistados e avançar com novas conquistas. E colocou o seu mandato sempre à disposição da categoria, na Câmara dos Vereadores.

Adilson Araújo

Adilson Araújo, presidente nacional da CTB, que está em Salvador para um encontro nacional da CTB, também participou desta celebração pelos 105 anos do SINTRACOM-BA e pelo Dia do Trabalhador (a) da Construção. Em sua fala, fez uma ponte entre a poesia, a filosofia e o trabalho na construção, e destacou trechos do poema que Vinícius de Moraes escreveu em 1959 “O Operário em Construção”.

Falou sobre a exploração dos trabalhadores (as) no sistema capitalista. Falou sobre a chamada “autonomia do Banco Central”, cujo atual presidente Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro, permanece no cargo até dezembro de 2024, e mantém uma das taxas de juros mais altas do mundo. Isso prejudica os avanços nas políticas públicas, econômicas, trabalhistas e sociais, propostas pelo governo Lula, e que beneficiam a classe trabalhadora e o povo brasileiro. Enquanto isso, o Congresso mantém o “deficit zero”, ou seja, tira recursos da saúde, educação, segurança pública, provocando mais prejuízos ao povo trabalhador e à população carente.

Adilson ressaltou a importância da mobilização. Disse que é fundamental a classe trabalhadora ocupar as ruas, para fortalecer a luta e apoiar as medidas propostas pelo governo Lula.

Falaram também os diretores de Esportes Marcos César e de Mulheres Sônia Francisca.

Marcos César

Marcos convidou os trabalhadores (as) para a final do 23º Campeonato de Futebol de Campo do SINTRACOM-BA, que acontece neste domingo, 24/03, a partir das 9 horas, no campo do SESI de Simões Filho, com as equipes Bel Pirajá X BRF disputando o título de campeão. Com o clube do SESI à disposição dos trabalhadores (as) após o jogo.

Sônia Francisca

Sônia criticou a situação da cidade de Salvador, poucos ônibus e lotados, muita poeira, buracos e ruas apertadas, derrubada desnecessária de árvores e o aumento da temperatura, prejudicando a população. E falou sobre a importância das eleições municipais, que acontecem em outubro deste ano. “Vamos procurar conhecer os candidatos em que pretendemos votar, para não votar naqueles cujas propostas prejudicam o povo trabalhador”, disse.

No evento também foi apresentado um vídeo, com mensagem do deputado federal Daniel Almeida.

E, no final, foi realizado um sorteio com vários brindes, dentre eles um forno microondas e uma TV Smart.

Vejam mais fotos:👇

Trabalhadora sortuda ganhou um microondas!
O sortudo levou uma TV pra casa!

Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia