O SINTRACOM-BA realizou, neste sábado, 10/08, no auditório da sede (Centro), o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Elétricas 2024, com a participação de diretores (as) e trabalhadores (as) das empresas prestadoras de serviços de energia elétrica à Coelba.
Na pauta de reivindicações que será finalizada e encaminhada à entidade patronal Sinduscon, os trabalhadores (as) vão reivindicar 8% de reajuste salarial; reajustes da alimentação, do café da manhã e da cesta básica, dentre outros benefícios.
O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, fez a abertura do Seminario e chamou para a mesa o palestrante Gustavo Palmeira economista do DIEESE, Maria Nery diretora de Formação do Sindicato e, depois, a presidente da CTB Rosa de Souza.
Gustavo Palmeira fez uma palestra esclarecedora sobre a conjuntura econômica, traçando um paralelo com a Bahia e Brasil, a evolução do salário mínimo com o retorno do ganho real no governo Lula, a lucratividade no setor de energia elétrica, com destaque para o desempenho da Coelba, e o cenário favorável para as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho.
O presidente Carlos Silva lembrou que a data-base da categoria é 1º de setembro e convocou: “As elétricas têm muita lucratividade e as empresas precisam valorizar os trabalhadores (as) dessa categoria tão importante para a sociedade. Mas todo ano alegam dificuldades. Por isso é importante que todos e todas participem e chamem os colegas para as atividades da Campanha Salarial, para que possamos garantir um bom reajuste com ganho real e avançar com outros benefícios”.
Os trabalhadores (as) presentes discutiram, perguntaram e esclareceram suas dúvidas. O diretor Raimundo Brito, que também é da diretoria da União Internacional dos Sindicatos da Construção – UITBB, questionou sobre a relação das empresas prestadoras de serviços de energia, a Coelba e os trabalhadores (as) contratados.
Presente no evento, a presidenta da Federação Latino-americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção, Lúcia Maia, reforçou o apoio da FLEMACON à luta dos trabalhadores e trabalhadoras das Elétricas. “Acompanharemos as ações da campanha salarial e estaremos juntos para reforçar as lutas da categoria”, afirmou.
Presentes também os diretores e diretoras: Florisvaldo Bispo, Arilson Ferreira, José Ribeiro, Sônia Maria, Arisandré Estrela, Airaldo Azevedo, Antônio Marcos, Marcos César, Edson Ataíde, Nilton Luz, Hercília Conceição, Luis Belon, Raimundo Basílio, Valdomiro Bonfim e Laurindo Pereira.