A manhã desta terça-feira começou com uma chuvinha fina, mas o clima esquentou no canteiro de obras da JVX Empreendimentos, no bairro de Jaguaribe, em Salvador. Os trabalhadores (as) paralisaram as atividades e só vão retornar ao serviço depois que as reivindicações forem atendidas.
Diretores do SINTRACOM-BA visitaram o local e constataram que a empresa está descumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Há diversas irregularidades: não tem área de vivência, nem vestiário, o refeitório é pequeno e não comporta os cerca de 100 trabalhadores (as) do canteiro, e o banheiro é inadequado, localizado próximo ao refeitório.
Foi realizada uma reunião com a participação de diretores do SINTRACOM-BA e representantes da JVX, e ficou acordado que os problemas serão solucionados no prazo de 15 dias.
A empresa escalou uma equipe formada por cerca de 15 trabalhadores (as) para fazer as mudanças e adequações necessárias. Os demais trabalhadores (as) vão aguardar em casa, sem prejuízo do salário e da cesta básica.
Quanto ao abono de atestado de comparecimento, a empresa se comprometeu a analisar a viabilidade de pagamento dos retroativos referentes a três meses.
Caso o prazo não seja cumprido, o SINTRACOM-BA informa que poderá haver uma nova paralisação.
Participaram da mobilização os diretores Raimundo Brito, Arisandré Estrela, Airaldo Azevedo, Manoel Rodrigues, Raimundo Basílio, Antônio Marcos e Railêucio Oliveira.