Diretora do SINTRACOM-BA, Hercília Conceição, é agraciada com o Prêmio Clarice Pereira

Companheira Hercília emocionada com o reconhecimento à sua trajetória de luta no Sintracom-BA

A diretora do SINTRACOM-BA, Hercília Conceição, foi uma das  femenageadas com o Prêmio Clarice Pereira – Reconhecendo trajetórias que nos dão orgulho.

Mulheres que lutam por causas populares, acolhem e são solidárias foram femenageadas, nesta segunda-feira (31/07), com o Prêmio e Menção Honrosa “Clarice Pereira”.

O ato aconteceu no auditório do Sinpojud, no bairro de Nazaré, em Salvador, e reverenciou o legado de luta de Clarice Pereira, professora e dirigente da APLB-Sindicato, que faleceu de Covid no auge da pandemia.

Clarice também foi militante das causas das mulheres negras e das comunidades do Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas, em Salvador.

O prêmio foi criado em parceria pela Secretaria de Mulheres da CTB Bahia, APLB-Sindicato e o Instituto Pérola Negra e essa edição teve como tema “Enegrecer o Feminismo – A Situação da Mulher Negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero”.

A secretária de Mulheres da CTB Bahia, Flora Lassance, destacou a importância da premiação. “Nossa Central tem buscado construir coletivamente e em parcerias as ações referentes à luta das mulheres. Essa é uma data especial para as mulheres negras e Clarice foi e é referência por seu belíssimo legado”, enfatizou.

Falando em nome das irmãs, Cecília Pereira agradeceu e disse que atos como esse fazem Clarice estar sempre presente com sua história de luta.

A coordenadora-técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina, lembrou que a precariedade do trabalho e o desemprego têm gênero, raça e etnia. “As tristes estatísticas atingem em maior grau mulheres negras e jovens. A luta de Clarice e de vocês é fundamental para mudar essa realidade”, enfatizou.

Marilene Betros, da APLB, lembrou uma fala importante de Clarice: “Precisamos naturalizar a presença dos negros e negras nos espaços de poder. Temos que lutar firme contra o racismo estrutural e institucional em nossa sociedade”.

Femenageadas presentes:

As irmãs de Clarice: Cecília, Norma e Ildes;
Ametista Nunes (poetisa, que recitou várias poesias no ato);
Lucimara Cruz e Rosângela Santana (Assufba);
Nancy Andrade (Federação dos Bancários);
Viviam Caroline (banda Yaya Muxima);
Sirlene Assis (ex-ouvidora geral da Defensoria Pública);
Hercília Ramos Conceição (Sintracom-BA);
Leninha Santana (Fórum da Pessoa Idosa);
Lívia Ferreira (UNA-LGBT);
Dina Lopez (TV Kirimurê);
Lucivaldina Brito (CUT Bahia);
Maria do Amparo (Força Sindical);
Angélica Romão (Sindicato dos Comerciários);
Lucileide (Sinposba);
Daiane Alcântara (CTB Regional do Sertão);
Maria José “Zezé” (Sinpojud – recebido pela sobrinha)
Marilene Betros (APLB-Sindicato).

Leia matéria completa no link: