Mais um acidente de trabalho com óbito na construção civil

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA vem a público manifestar imensa tristeza e pesar pela morte do ajudante de pedreiro, identificado pelo prenome Rafael, 42 anos, que morreu eletrocutado nesta terça-feira, 25/06, quando trabalhava na obra da fachada de uma igreja no bairro de Novo Marotinho, em Salvador.

“A insegurança no trabalho e a falta de EPI’s e EPC’s vitimiza mais um trabalhador da construção, até quando vamos conviver com essas fatalidades?”, questiona o presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva de Jesus, sobre a ocorrência de mais um acidente de trabalho com óbito na construção.

A vítima executava o serviço em cima de um andaime, quando a estrutura caiu e se chocou contra um fio elétrico de alta tensão, gerando a descarga, que levou o trabalhador a óbito.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Civil e da Neoenergia Coelba estiveram no local.

O diretor de Saúde e Segurança, Arilson Ferreira, comunicou e solicitou fiscalização na obra à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

A direção do SINTRACOM-BA reafirma que os responsáveis por uma obra têm que fornecer os EPI’s e EPC’s, promover as ações coletivas de saúde e segurança no trabalho, fazer a análise de riscos e o treinamento do trabalhador logo ao contratar.

Desde 2011, o SINTRACOM-BA leva às empresas do ramo da construção a campanha de saúde e segurança “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção – Ações Coletivas Já!”, para conscientização de trabalhaodres (as) e empresários sobre a importância de garantir a saúde e a vida do trabalhador, com equipamentos necessários e treinamento.

E neste momento de dor e pesar, a direção do SINTRACOM-BA expressa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Rafael.