Presidente Carlos Silva falou sobre segurança e acidentes do trabalho na construção

Em 18/07, a composição da mesa do painel com Augusto Vasconcelos, ministro Alberto Balazeiro, Dra. Adriana Manta, Dra. Letícia Nobre e Carlos Silva

O presidente do SINTRACOM-BA Carlos Silva participou nesta quinta-feira, 18/07, do painel “Processo Estrutural e Políticas Públicas: Análise do Projeto Trabalho Seguro à Luz do Processo Estrutural”, que teve como palestrante o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Balazeiro, no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória.

O painel foi parte da programação do “Seminário Diálogo sobre o Controle de Políticas Públicas e a Jurisdição Trabalhista”, que prosseguiu nesta sexta-feira, 19/07, no auditório do TRT5, em Nazaré, das 08h30 às 12 horas.

Carlos Silva falou sobre sobre os acidentes de trabalho na Bahia, neste ano, que no período de janeiro a julho, o SINTRACOM-BA já registrou a ocorrência de 24 acidentes de trabalho na construção civil, com oito (8) quedas em altura; sete (7) choques elétricos, nove (9) outros tipos de acidentes, resultando no total de 7 óbitos. Isso significa um acidente de trabalho fatal, por mês, na construção civil, na Bahia, em 2024, até o momento. Um número muito alto e preocupante.

O presidente do SINTRACOM-BA falou sobre a questão de segurança no trabalho na construção civil, da participação do SINTRACOM-BA nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) nos canteiros de obras, do trabalho de conscientização dos trabalhadores (as) para o uso dos EPI’s e EPC’s. Sobre a importância das empresas fornecerem os Equipamentos de Proteção Coletiva EPC’s, que ajudam a proteger e salvam vidas.

Abordou também a questão do assédio moral e sexual, que embora a minoria da categoria seja feminina e a maioria masculina, as mulheres são as que mais sofrem assédio sexual nos canteiros de obras.

Carlos Silva falou sobre o dia 9 de agosto, Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, instituído por conta do acidente de trabalho que aconteceu em 2011, com a queda de um elevador, num prédio em construção nas imediações do Iguatemi, em Salvador, que resultou na morte de nove operários. O SINTRACOM-BA realiza atividades nessa data, 9 de agosto, e também no dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. São as grandes atividades que o SINTRACOM-BA promove anualmente. Sempre convida o CESAT, as juízas do TRT5, Adriana Manta e Rosemeire Fernandes (aposentada).

O presidente falou também da importância da Convenção Coletiva de Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, que ajuda na mediação da negociação, para que a categoria possa manter a CCT, já que não tem mais a ultratividade, até que uma nova Convenção seja acordada e assinada. Agora mesmo, o MPT ajudou com a mediação da negociação da CCT dos trabalhadores (as) na indústria de cerâmicas para construção. Ressaltou também a importância da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Bahia.

Participaram do painel, além do ministro Alberto Balazeiro e do presidente do SINTRACOM-BA Carlos Silva, a juíza do Trabalho e vice-coordenadora da Ejud-5, Adriana Manta, o presidente do Sindicato dos Bancários e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos, que falou sobre adoecimento físico e psíquico, e a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador da Sesab, Letícia Nobre, que falou sobre Compartilhamento de Vivência Relacionada ao Trabalho Seguro.

O evento é realizado numa parceria entre o MPT Bahia e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Ejud-5).

Procurador do MPT Pedro Lino, Ministro do TST Alberto Balazeiro e o presidente do SINTRACOM-BA Carlos Silva
Atividade sobre o Controle de Políticas Públicas e a Jurisdição Trabalhista
Augusto Vasconcelos com o presidente Carlos Silva e diretora de Mulheres do SINTRACOM-BA Sônia Maria, a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia e participantes.
Dirigentes do SINTRACOM-BA Marcos, Carlos, Lúcia, Arisandré e Sônia

Fotos do dia 19/07:

O segundo dia do seminário foi no auditório do TRT5, no bairro de Nazaré
Diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA Arilson Ferreira (ponta), presidente do SintracomSAJ Álvaro e diretor do SintracomSAJ Valdemir
Valdemir, Drª Rosimeire, Arilson Ferreira, Drª Adriana Manta, juiz Luciano Martínez, Ana Emanuela Coordenadora do CAOCA e Álvaro