Dilma agradece aos movimentos: Vocês me dão calor, emoção e alegria

dilma_golpe94585
Logo após se pronunciar no Palácio do Planalto sobre o afastamento do cargo da Presidência por 180 dias, a presidenta Dilma Rousseff, junto com os seus ministros e também com a presença do ex-presidente Lula, foi ao encontro dos movimentos sociais, que a aguardavam para prestar apoio e solidariedade. Dilma agradeceu o carinho e declarou que foi vítima de “traição e profunda injustiça”.

Aos gritos de “Dilma Guerreira, da pátria brasileira” e “Fora, Temer” Dilma denunciou o processo golpista no país que impediu, durante todo o tempo, que ela assumisse o seu mandado: Impeachment sem crime de responsabilidade se configura em um golpe de estado, nossa jovem democracia e constituição estão sendo abaladas. Aqueles que perderam as eleições tentam, à qualquer custo, chegar ao poder, baseados em questões levianas, os ex-presidentes cometeram pedaladas fiscais, mas o que não era crime antes se tornou crime em meu mandato”, denunciou.

“Vocês me dão calor, emoção e alegria”

Dando continuidade à sua fala, Dilma argumentou que a maior dor que existe é a da injustiça e saudou a movimento nacional contra o golpe.”Eu enfrentei a ditadura, a dor invisível da doença [se refererindo ao câncer que teve], e o que mais dói é essa situação que estou passando. A maior dor é a injustiça, a traição, essas são as duas palavras mais terríveis, mas estou pronta para resistir por todos os meios legais. Eu lutei a minha vida inteira e continuarei lutando, estamos juntos e gradeço a todos os movimentos que foram às ruas dizer um não do tamanho do Brasil ao golpe, que estiveram do lado certo da história. Estamos mobilizados e unidos, sabemos resistir e não desistimos nunca, nesse momento triste, vocês me dão calor, emoção e alegria”.

Cunha: Vingança pessoal

A presidenta também denunciou que, interesses pessoais, fizeram parte da movimentação golpista.“Quem começou com esse golpe o fez por vingança, pois nós nos recusamos a dar os votos que ele [Cunha] necessitava para ser absolvido na comissão de ética da Câmara e nós [a bancada do PT ] nós negamos a ceder às suas chantagens”, afirmou.

Conquistas sociais

Dilma disse que há um forte incomodo dos setores da direita na manutenção de programas sociais estratégicos, que promoveram a chama ascensão social da classe C e disse que a democracia se fez presente em seu governo. “A elevação da renda dos mais pobres, a proteção à criança e à mulher, o direito à casa própria, o ingresso ao ensino superior, a cota para negros, todas essas conquistas podem acabar a qualquer momento. Tenho a honra de ter sido fiadora da expansão do acesso à democracia. Sou a primeira mulher eleita presidenta da republica, honrei as mulheres desse país, que são esforçadas trabalhadoras e desafiam todas as dificuldades. Nós somos dignas”.

Após fazer a fala, a presidenta abraçou diversas pessoas que estavam no local e seguiu com os seus ministros, dirigentes do movimento social para a Palácio da Alvorada, que continua a ser a residência oficial da presidenta.

 

 

 

Por Laís Gouveia

http://www.vermelho.org.br/notícia/2800764-1

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Fatima Barreto