A economia colaborativa passa a fazer parte da construção civil

Finalmente, a economia colaborativa passa a fazer parte da construção civil. Há três anos atuando no mercado imobiliário gaúcho, a incorporadora wikihaus Inc. foi criada para inovar o desenvolvimento de produtos na indústria da construção civil. Inspirada pelos princípios da economia colaborativa, a empresa se propõe a ser a primeira incorporadora que leva a colaboração a sério em seus projetos futuros. “Pensamos este projeto tendo o cliente como centro de tudo”, conta Eduardo Pricladnitzki, sócio da wikihaus.
Invertendo a lógica do mercado e desenvolvendo um produto baseado nos desejos das pessoas, a empresa gaúcha lança ainda neste ano o Wikihaus Cine Teatro Presidente – um dos primeiros empreendimentos coliving do País, mas mais do que isso: o primeiro empreendimento imobiliário 100% fruto da inteligência coletiva. A concepção do projeto foi baseada na colaboração. Pessoas diferentes, com backgrounds e estilos de vida distintos divergindo e convergindo rumo à concretização de ideias em um processo multidisciplinar de aprendizado em conjunto.
A partir do Cine Teatro Presidente, a wikihaus começa a deixar um legado que espera democratize a forma de viver e de construir em Porto Alegre. “Se todos incorporadores abrirem suas áreas para que as pessoas participem ativamente do processo, certamente o impacto na cidade em que vivemos será muito positivo”, explica Eduardo Pricladnitzki, sócio da wikihaus. “Nosso grande objetivo é transformar a maneira com que as incorporadoras se relacionam com as pessoas e a maneira com que essas pessoas vivem e se envolvem com a cidade”, resume o empresário.
Fonte: Coluna de Liliana Lavoratti no DCI
Clipping: Ajdaric