Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

foto5
No início da manhã de 09/08, ato em canteiro de obra, em Pituaçu

foto11
Diretores do SINTRACOM-BA no ato do Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

A luta pelo fim dos acidentes do trabalho é a favor da vida!

O dia 09/08 é uma data marcante para nossa categoria. Há cinco anos aconteceu o acidente de trabalho que provocou a morte de nove companheiros, na queda de um elevador a cabo, que despencou do 22° andar, de um prédio que estava sendo erguido da Construtora Segura, nas proximidades do Iguatemi. A perícia e o relatório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) apontaram a causa: falta de manutenção.

Desde então, todos os anos reverenciamos a data, em memória dos companheiros e este foi o primeiro ano que fizemos isso, como data formalizada em lei municipal. Juntamente com a FETRACOM-BASE, a CTB, a CONTRICOM, a FLEMACON, a UITBB, a FSM e o Forumat promovemos diversas atividades.

No início da manhã, realizamos um ato com os trabalhadores (as) no canteiro de obras de Pituaçu. Em seguida, aconteceu um ato em frente à Previdência Social, no Comércio. O presidente do SINTRACOM-BA, José Ribeiro, falou sobre a importância da data: “Os nove companheiros vitimados na queda do elevador, eram trabalhadores, pais de família, pessoas de bem. Esta data deve ser sempre lembrada. Há uma causa na Justiça que ainda não foi julgada e é uma questão de honra para os trabalhadores, para que não caia no esquecimento”.

À tarde foi realizada audiência pública, com a presença dos vereadores Everaldo Augusto (PCdoB) e Hilton Coelho (Psol), presidente dDSC_0382 (FILEminimizer)a CTB Bahia, Aurino Pedreira, dirigentes sindicais e representantes do MPT e SRTE, no auditório do Sindicato dos Bancários. Arilson Ferreira, diretor de Saúde e Segurança, falou da campanha Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes do Trabalho, realizada pelo SINTRACOM, FETRACOM e entidades do ramo, e ressaltou a importância dos Equipamentos de Proteção Coletiva.

Presentes em nossa memóriaDSC_0417 (FILEminimizer)

Para que nunca mais aconteça, os companheiros estarão sempre presentes em nossa memória. Antônio Reis, Antônio Elias, Antônio Alves, Hélio Sampaio, José Roque, Jairo de Almeida, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes e Manoel Bispo.

A daDSC_0426 (FILEminimizer)ta agora é Lei

Por essa tragédia, os trabalhadores (as) reivindicaram e, no dia 16/05 deste ano, o Projeto de Lei apresentado pela Câmara de Salvador, foi sancionado na Lei Nº 9.064, instituindo o 9 de agosto como Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador.

Fotos: João Ubaldo