Dois acidentes do trabalho: na Moura Dubeux e na Queiroz Galvão

Nesta semana ocorreram dois acidentes do trabalho, vitimando três trabalhadores, nos dias 13/02 e 17/02.

MOURA DUBEUX – Mansão Bahiano de Tênis

A direção do SINTRACOM-BA encaminhou à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) pedido de fiscalização com urgência na empresa Moura Dubeaux, obra Mansão Bahiano de Tênis, onde ocorreu, hoje (17/02), às 10h30, um acidente do trabalho por materiais, vitimando dois operários.

O armador Mário Luiz dos Santos e o carpinteiro Gilton Oliveira Ferreira foram atendidos pelo SAMU e levados respectivamente para o Hospital Eládio Lacerri e para a UPA dos Barris.

O diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, esteve no local fazendo uma vistoria e verificou que os trabalhadores foram lesionados em decorrência de trabalho paralelo. Foram atingidos por materiais que estavam sendo montados na parte superior (quinta laje) da torre, onde estavam realizando a montagem de caixões para a estrutura do prédio.

No momento do acidente, os trabalhadores faziam serviço de amarração das esteiras para a concretagem da laje, próximos do local onde as peças vieram à queda, sem isolamento. Se tivessem colocado o isolamento, poderia ser evitada a presença de pessoas naquela região, onde estava ocorrendo atividades em altura.

Além disso, estavam ocorrendo diversas atividades na parte inferior da obra. O diretor do SINTRACOM-BA pediu para interromper, por causa do risco de acidentes.

QUEIROZ GALVÃO – Hemisphere 360°

No dia 13/02/2017, aconteceu acidente de trabalhador por queda com o trabalhador Adomilson Carneiro de Almeida, 50 anos, ajudante prático de armador, funcionário da empreiteira SAS construtora, que presta serviço para a  empresa Queiroz Galvão Barra Desenvolvimento Imobiliário, obra do Condomínio Hemisphere 360º.

O operário tem 10 meses na empresa e executava trabalho em altura, quando caiu da terceira laje.

O Sindicato chegou no local rapidamente, no momento do atendimento da SAMU, e o trabalhador acidentado foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde já fez duas cirurgias e está com estado de saúde controlado.

No mesmo dia o diretor do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, verificou o ambiente de trabalho, juntamente com os técnicos de segurança da Queiroz Galvão e foi testemunhado por um trabalhador da empresa que o mesmo executava serviço sem a corda e pediu para o trabalhador parar o serviço, e ele desceu para buscar a corda.

No retorno, passou a corda para o trabalhador e, quando desceu, ouviu o barulho e verificou que o trabalhador já tinha caído na bandeja primária. O trabalhador executava atividade de alto risco sozinho.