1º de Maio de luta virtual: Pela Vida, Democracia, Emprego e Vacina para Todos (as)

SINTRACOM-BA junto com a CTB na campanha de solidariedade:

A CTB e demais centrais decidiram fazer um 1º de maio unificado e solidário. Nesse sentido, o SINTRACOM-BA une-se à CTB, central sindical à qual é filiado, e participa da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Conclama aos trabalhadores (as), aos companheiros (as) de luta, para que façam parte dessa ação solidária, com a arrecadação de alimentos e cesta básica para distribuir à comunidade carente e pessoas vulneráveis.

Para Pascoal Carneiro, presidente da CTB-Bahia, o momento é de união e solidariedade: “Precisamos de todos os sindicatos parceiros que nos ajudem nesse momento de crise que assola nosso país. Logo, os trabalhadores e trabalhadoras precisam do nosso apoio, vamos juntos amenizar a dor, pois a fome tem pressa”, finalizou.

A Intenção é mobilizar todo o campo democrático e popular para agregar todas as pessoas e movimentos que se identifiquem com a solidariedade no mundo do trabalho.

Participe!

História do 1º de Maio

Na cidade de Chicago, grande polo industrial dos EUA, em 1º de Maio de 1886 foi realizada uma greve por melhores condições de trabalho: a principal reivindicação era redução da jornada de trabalho de 13 horas para oito horas semanais.

Como era de se esperar, a classe dominante da época reagiu de forma brutal. Muitos trabalhadores foram mortos, feridos, centenas foram presos e sedes de sindicatos foram incendiadas. Os principais líderes do movimento grevista como Spris, Parsans, Engel e Fisher foram condenados à forca e executados no dia 11 de novembro de 1886. Lingg, também condenado a morrer na força, suicidou-se.

No segundo Congresso da Internacional, que aconteceu em Bruxelas, em 1891, os delegados aprovaram uma resolução em homenagem aos mártires de Chicago que ficou na história: estabelecer o 1º de Maio como o Dia dos Trabalhadores, no qual eles deveriam manifestar suas lutas como também sua solidariedade.

Viva o Dia dos Trabalhadores (as)!