Ato no Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Diretoria do SINTRACOM-BA

O SINTRACOM-BA realizou, nessa terça-feira (10), na obra da empresa Segura, no Itaigara, um ato em memória às vítimas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, pela passagem do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 9 de agosto, com a presença de trabalhadores (as), do presidente Carlos Silva, do diretor de Saúde e Segurança Arilson Ferreira e demais diretores, do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) Mário Diniz, e do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), ouvidor-geral da Câmara Municipal.

A data foi instituída no calendário oficial de eventos de Salvador, através da Lei nº 9.064/2016, em memória ao trágico acidente de trabalho ocorrido há dez anos, em 9 de agosto de 2011, em obra da empresa Segura, no Iguatemi, quando nove trabalhadores da construção morreram, quando um elevador a cabo despencou da altura do 25º andar. A tragédia teve grande repercussão no Brasil e no mundo.

Augusto Vasconcelos, que também é presidente da Comissão do Trabalho, Emprego e Renda da Câmara, afirmou: “Em um momento de graves ataques aos direitos dos trabalhadores, com a flexibilização da legislação trabalhista e o desmonte dos órgãos de proteção, tudo isso tem se intensificado. Esse é um dia para lembrar que nada supera a vida e a integridade física das pessoas. A ganância não pode ser maior do que a saúde da classe trabalhadora”.

Vereador Augusto Vasconcelos
Diretores do SINTRACOM-BA chegam na Segura, para dar início ao ato
O auditor fiscal da SRTE falando no ato

No dia anterior, 09/08, a data em que ocorreu o acidente de trabalho, a diretoria do SINTRACOM-BA realizou uma atividade na obra da empresa Metros, no Instituto do Cacau, no bairro do Comércio, em Salvador, para marcar o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e em memória dos companheiros vítimas do trágico acidente do trabalho:

Antonio Reis do Carmo, 62, Antonio Elias da Silva, 57, Antonio Luís Alves Reis, 55, Hélio Sampaio, 51, José Roque dos Santos, 43, Jairo de Almeida Correia, 47, Lourival Ferreira, 68,  Manuel Bispo Pereira, 40, e Martinho Fernandes dos Santos, 50.

Presentes para sempre em nossa memória!

Atividade na obra da Metros, no Instituto do Cacau