Trabalhador morre soterrado em obra da Embasa

Um jovem trabalhador da construção, 22 anos, pai de dois filhos, com menos de 30 dias de trabalho na função de ajudante comum, contratado pelo Consórcio FPX Lander, empresa prestadora de serviços à Embasa, é mais uma vítima de acidente de trabalho fatal.

Neilton Souza Santos morreu soterrado, na noite dessa segunda-feira, 30/08, por volta das 21 horas, quando trabalhava com dois outros operários numa escavação em obra da Embasa, na Rua Doutor Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, próximo à estação Aeroporto, do metrô de Salvador-Lauro de Freitas.

Dois operários foram retirados ainda com vida, pelos próprios moradores da rua e os outros trabalhadores da equipe (que tinha dez operários). Mas não houve possibilidade de salvar Neilton, que ficou preso na lama com muita água, que subiu rapidamente.

Os diretores do SINTRACOM-BA, Marcos César Franco, e da FETRACOM-BASE, Edmilson Gomes Rodrigues, foram ao local do acidente e acompanharam o resgate do corpo, que só aconteceu à 00h14 da terça-feira, 31/08.

O diretor Marcos César contou que o pai do trabalhador compareceu no local do acidente e estava muito emocionado e transtornado pela perda do filho tão jovem e de forma tão trágica.

O diretor de Saúde e Segurança, Arilson Ferreira, esteve na manhã desta terça-feira, no galpão da empresa, em Pirajá, e participou do DDS (Diálogo Diário de Segurança) com os trabalhadores (as), que logo após foram liberados do trabalho. E informou que já encaminhou à SRTE as fotos do acidente, para fiscalização e perícia.

Os trabalhadores denunciaram ao SINTRACOM-BA que na empresa é pressão 24 horas e a falta de segurança é grande. Que a equipe havia trabalhado no domingo até as 3 horas da madrugada de segunda e ontem mandaram de novo, sem o devido descanso.

Falaram também que na empresa já houve outros casos de acidente de trabalho, com soterramento e que eles não trabalham com escoramento, que só tira a foto do escoramento para a Embasa. E essa mesma equipe, há menos de 30 dias sofreu outro acidente de trabalho com soterramento, mas não houve vítima fatal.

O sepultamento foi realizado no final da tarde desta terça-feira, às 16h30, no Cemitério do Campo Santo, na Federação.

A diretoria do SINTRACOM-BA expressa profundo pesar pela morte trágica de mais um trabalhador da construção. Um jovem operário, que saiu de casa feliz para trabalhar e não mais retornou.

Neste momento de dor, manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho. Que sua partida seja envolvida por muita luz e paz para o descanso eterno.

Neilton Souza Santos, presente para sempre em nossa memória!