Encontro Nacional Sindical reuniu 462 dirigentes sindicais

Dirigentes sindicais de 23 estados participaram do 9º Encontro Sindical Nacional, nos dias 16 e 17 de junho, no Fiesta Hotel, em Salvador. Estiveram presentes dirigentes do SINTRACOM-BA, FETRACOM-BASE e FLEMACON, dentre outras lideranças.

O Encontro debateu a atuação das lideranças na frente sindical e definiu um plano de ações, para contribuir, consolidar a derrota e isolar a direita, e lutar pelo êxito do governo Lula e pela aplicação de seu programa de reconstrução e transformação nacional.

Foram apresentadas na resolução final do documento emendas importantes para o ramo da construção. A exemplo da imediata implantação do PAC Programa de Aceleração do Crescimento e o MCMV Minha Casa Minha Vida, inclusive nas cidades com menos de 50 mil habitantes como forma de geração de emprego e diminuir a desigualdade social.

O presidente Nacional da CTB, Adilson Araújo, considerou o Encontro um marco histórico, com a participação de mais de 450 trabalhadores e trabalhadoras, lideranças do movimento sindical.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou do Encontro por videoconferência e disse que o papel do movimento sindical, neste período importante da vida política nacional, é fortalecer sua unidade e mobilização; e que a correlação de forças é mais favorável no terceiro mandato do presidente Lula, que tenta impulsionar seu governo de reconstrução nacional.

Ressaltou que a frente sindical deve lutar para “recuperar direitos perdidos, defender a democracia, o desenvolvimento soberano, a justiça social e a valorização do trabalho”.

Também marcaram presença no Encontro o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Alice Portugal (PCdoB-BA), deputada estadual Olivia Santana (PCdoB), vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães; e a Superintendente Regional do Trabalho da Bahia, Fatima Freire.

Do ramo da construção, estiveram presentes o coordenador da Construção no PCdoB Raimundo Brito, o presidente do SINTRACOM-BA Carlos Silva, diretora de Mulheres Sônia Francisca e Secretário Geral Florisvaldo Bispo, do SINTRACOM-BA, Edson Cruz presidente da FETRACOM-BASE, Lúcia Maia presidenta da FLEMACON, Valdemir Souza presidente do SINTRACOM SAJ, Vandalva e Cecília presidenta e diretora do Sintracom Sudoeste, Joilton do Sintracom Itabuna, Natalice de Ipiaú e dirigentes dos Sindicatos em Sergipe, Barreiras, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, dentre outros.