Floripark / Coelba: Vitória da luta dos trabalhadores (as)!

Confira como foi a luta e o resultado das negociações.

O mês de julho começou na luta para os trabalhadores (as) da Floripark, prestadora de serviços de energia elétrica à Coelba, em Salvador. A partir de 1º/07, foram 13 dias de mobilizações, paralisações e manifestações, porque a empresa não pagou vale transporte, ticket alimentação e os salários.

No dia 11/07, fizemos uma grande manifestação com centenas de trabalhadores (as), na sede da Coelba, a empresa principal, que encerra o contrato com a Floripark em 31/07.

Foi realizada uma reunião com a participação da Coelba, Floripark, SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE para buscarmos uma solução. O acordo foi fechado e aprovado em assembleia. Vitória da luta dos trabalhadores!

A mobilização iniciou com a revolta dos trabalhadores (as), que no primeiro dia do mês não receberam o vale transporte, nem o ticket alimentação. Com o comando do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE, os trabalhadores (as) paralisaram as atividades de leitura, ligação, corte e inspeção.

No dia 05/07, a empresa pagou o vale transporte e prometeu fazer o pagamento da alimentação junto com os salários, no dia seguinte. Os trabalhadores (as) retornaram ao trabalho, porém, mais uma vez a Floripark não cumpriu seu compromisso e não pagou. O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, declarou: “Sem alimentação e sem salários, não tem trabalho”.

A Floripark tem 1630 trabalhadores (as) em todo o estado da Bahia e 430 em Salvador. O presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz, disse que “foi uma grande irresponsabilidade da Coelba e Floripark deixarem chegar a esse ponto”. O movimento teve a adesão dos trabalhadores (as) dos municípios de Itabuna, Teixeira de Freitas, Ipiaú, Jequié, Valença e Santo Antônio de Jesus.

O vice-presidente do SINTRACOM-BA, Amando de Jesus, o diretor da FETRACOM-BASE e CTB, Raimundo Brito, a presidenta da CTB Bahia, Rosa Souza, a presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia, e demais diretores também estiveram presentes, apoiando a mobilização dos trabalhadores (as).

O vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) reforçou: “Parabéns ao SINTRACOM-BA, à FETRACOM-BASE e aos trabalhadores (as) da Floripark pelo exemplo de luta. Não podemos ver empresas lucrar tanto em um serviço essencial para a população e deixar os trabalhadores sem receber seus salários e benefícios”.