Atenção companheiros: Trabalhadores (as) reunidos na assembleia geral do SINTRACOM-BA, realizada na noite de ontem, 25/04, no Largo de São Bento, aprovou por unanimidade “estado de greve” da categoria.
Com o impasse nas negociações com o patronato, passamos às reuniões com a mediação do Ministério Público do Trabalho, a primeira aconteceu no dia 24/04, mas os patrões não sinalizaram com nenhuma possibilidade de avanço, não apresentaram nenhuma contraproposta às reivindicações da categoria. Pelo contrário, ameaçam com a retirada de direitos já consagrados na Convenção Coletiva do Trabalho, que tem validade até dezembro/2018, que determina a discussão apenas de itens econômicos.
Portanto, estamos em “estado de greve” e em visita aos canteiros de obras, com realização de assembleias e paralisações de alerta, que podem acontecer no início da manhã ou na hora do almoço. atenção: quando o carro de som do SINTRACOM-BA chegar no canteiro, vamos todos parar o serviço, para discutir os rumos do movimento. Já realizamos paralisações nos seguintes canteiros: DEC Engenharia (24/04), Couto Maia (26/04) e Grupo Fator (27/04).
Se os empresários, através de sua entidade representativa, não atender às reivindicações da categoria, vamos ter que parar e não está descartada uma greve geral, por tempo indeterminado.
Companheiros, além das reivindicações da categoria, estamos vivenciando um momento muito difícil para a classe trabalhadora brasileira, com a retirada de direitos, através da reforma trabalhista apresentada pelo governo golpista de Michel Temer e já aprovada pelo Congresso Nacional. E com a ameaça de colocar na pauta e aprovar no Congresso a reforma da previdência, com prejuízos para todos os trabalhadores (as), aposentados e da ativa.
Isso nós não vamos permitir. Por isso, é preciso lutar!
Nossa categoria sempre foi exemplo de unidade e luta. Junto com o SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE vamos mostrar para os patrões que estamos unidos e fortes, para o que der e vier. Não vamos abrir mão de nossas conquistas e exigimos um reajuste digno.
Participe da luta por um bom reajuste e melhorias para a categoria e que vão beneficiar nossa família! É importante atender à convocação do seu Sindicato SINTRACOM-BA. Avise aos colegas do canteiro e venha pra luta.
A data-base da categoria é 1º de janeiro e já estamos no final de abril, mas o patronal não atende às reivindicações. Nossa expectativa é que, com a mediação do MPT, as negociações possam avançar.
A categoria reivindica reajuste salarial com 100% do INPC e 5% de ganho real; cesta básica de R$ 195; vale refeição de R$ 18; café da manhã com três pães de 50g, queijo, manteiga e salame, café com leite ou suco de frutas naturais; quando a hora extra for superior a duas horas, haja fornecimento de jantar, dentre outras melhorias.
Neste momento é fundamental fortalecer a luta, com a participação de todos (as). Vamos debater com os colegas nos canteiros, fazer pressão e mostrar aos patrões que a categoria está unida. Participe das mobilizações nos canteiro e das assembleias.
Desde o mês de dezembro/2017 a pauta foi entregue pelo SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE à entidade patronal (Sinduscon).
Quem luta, conquista!
Veja mais fotos das mobilizações de alerta nos canteiros e da assembleia geral de 24/04:
Assembleia geral, em 24/04, no Largo de São Bento
Canteiro de obras Grupo Fator – 27/04
Canteiro de obras Couto Maia – paralisação no dia 26/04
Canteiro de obras DEC Engenharia – paralisação no dia 24/04/2018