Confira como foi a Jornada Continental pela Democracia

img_7594A cidade de Salvador, Bahia, Brasil, foi palco de diversos atos, na última sexta-feira, dia 04/11, da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo.

A mobilização foi convocada internacionalmente pelo ESNA – Encontro Sindical Nossa América, FSM – Federação Sindical Mundial e FLEMACON – Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores (as) da Construção, Madeira e Materiais de Construção.

No Brasil, a mobilização foi convocada pela CTB e, na Bahia, pela CTB Bahia, SINTRACOM-BA, FETRACOM-BASE e FLEMACON, e diversas entidades sindicais e dos movimentos populares.

Em Salvador, o ato principal aconteceu em frente à Reitoria da UFBA – Universidade Federal da Bahia,  que está ocupada pelos estudantes, desde o dia 26/10, contra a PEC 241, que agora é PEC 55 (no Senado), Proposta de emenda à Constituição apresentada pelo presidente ilegítimo Michel Temer e que congela por 20 anos os investimentos em educação e saúde.

Houve atos também na UNEB – Universidade do Estado da Bahia, no Cabula, que também está ocupada pelos estudantes, e na assembleia do SINTRACOM-BA, no Largo de São Bento.

Mobilização Mundial

A mobilização mundial reuniu movimentos sindicais e populares, em protesto contra o avanço das políticas reacionárias. Em todo o mundo, principalmente na América Latina, a situação política se agrava, com a retirada de direitos sociais e trabalhistas, decorrente da retomada neoliberal e de ataques da direita fascista contra a democracia.

O movimento mobilizou trabalhadores (as) de todo o mundo e destacou o golpe parlamentar no Brasil, que destituiu a presidente Dilma Rousseff, num processo fraudulento de impeachment.

O SINTRACOM-BA participou, juntamente com as entidades que representam a categoria do ramo, a FETRACOM-BASE, a FLEMACON, a CONTRICOM, a central sindical CTB, a UITBB e a FSM.

Ato em frente à Reitoria da UFBA
Ato na UNEB