Sintracom-BA convida todos (as): Venha participar!

Sintracom-BA comemora 103 anos neste sábado (19/03)

Um dos mais antigos sindicatos criados no Brasil, fundado em 19 de março de 1919, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – Sintracom-BA comemora neste sábado (19/03), às 9 horas, em sua sede, na Barroquinha, os 103 anos da entidade da entidade e o Dia dos Trabalhadores da Construção, feriado da categoria. A programação inclui palestra da deputada estadual Olívia Santana sobre o tema e sorteio de brindes. Serão exigidos os protocolos de prevenção contra a covid-19: uso de máscara e cartão de vacinação.

O Sintracom-BA teve como primeira denominação Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes. O presidente Carlos Silva lembra que a entidade participou de lutas históricas pela redução da jornada de trabalho para oito horas, liberdade de organização sindical, aumento de salários, isonomia salarial entre homens e mulheres com mesmas funções e abolição do trabalho infantil.

O diretor Raimundo Brito conta que começou a trabalhar no setor da construção em 1979 e orgulha-se em ser dirigente da entidade: “Nesses 103 anos o Sintracom-BA enfrentou ditaduras civil e militar, intervenções federais, teve dirigentes perseguidos e presos, organizou greves e movimentos históricos, como a chamada Revolta dos Peões, em 1989, que mobilizou os trabalhadores em todo o estado, por aumento de salários e melhorias de condições”.

A baiana Lúcia Costa Maia, presidente da Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores na Indústria da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon), explica que o Sintracom-BA possibilitou conquistas importantes para a categoria. E tem participação ativa nas lutas pela democracia e a soberania dos povos.

A diretora Ednalva Bispo afirma que as mulheres hoje ocupam cerca de 10% dos postos de trabalho do setor e têm uma importante participação nos movimentos em defesa da cidadania, dos direitos trabalhistas e sociais, por saúde e segurança.