Sintracom-BA 103 anos: Veja fotos da comemoração

Para comemorar os 103 anos de sua fundação, em 19 de março de 1919, o Sintracom-BA reuniu trabalhadores (as), diretores (as), dirigentes de entidades e políticos em sua sede, na Barroquinha, na manhã do último sábado, dia 19 de março. A data celebrou também o Dia dos Trabalhadores (as) da Construção, feriado da categoria conquistado nas lutas do Sindicato.

Teve palestra e debates sobre a história do SINTRACOM-BA, e sorteio de brindes. Foi um bonito evento, marcado pela emoção do reencontro presencial, retomado este ano, depois de dois anos de encontros realizados de forma virtual, em razão da pandemia Covid-19. Os protocolos contra o coronavírus foram mantidos: exigência do uso de máscara e comprovante de vacinação.

Formaram a mesa os presidentes do Sintracom-BA Carlos Silva, da Fetracom-BASE Edson Cruz, da CTB Bahia Rosa Souza e da Flemacon Lúcia Maia, a deputada estadual Olívia Santana e a diretora da Secretaria de Mulheres Ednalva Bispo.

Veja no final a relação dos trabalhadores (as) que ganharam brindes nos sorteios.

História

O Sintracom-BA teve como primeira denominação Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes. O presidente Carlos Silva lembra que a entidade participou de lutas históricas pela redução da jornada de trabalho para oito horas, liberdade de organização sindical, aumento de salários, isonomia salarial entre homens e mulheres com mesmas funções e abolição do trabalho infantil.

O diretor Raimundo Brito conta que começou a trabalhar no setor da construção em 1979 e orgulha-se em ser dirigente da entidade: “Nesses 103 anos o Sintracom-BA enfrentou ditaduras civil e militar, intervenções federais, teve dirigentes perseguidos e presos, organizou greves e movimentos históricos, como a chamada Revolta dos Peões, em 1989, que mobilizou os trabalhadores em todo o estado, por aumento de salários e melhorias de condições”.

A baiana Lúcia Costa Maia, presidente da Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores na Indústria da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon), explica que o Sintracom-BA possibilitou conquistas importantes para a categoria. E tem participação ativa nas lutas pela democracia e a soberania dos povos.

A diretora Ednalva Bispo afirma que as mulheres hoje ocupam cerca de 10% dos postos de trabalho do setor e têm uma importante participação nos movimentos em defesa da cidadania, dos direitos trabalhistas e sociais, por saúde e segurança.